Este trabalho tem como objetivo principal apresentar minha experiência no ensino on-line neste ano letivo de 2020 com o ensino de Ciências no ensino fundamental. Na minha atuação docente, sempre vivenciei a atividade prática em minha rotina e, por essa razão, não abri mão de continuar com esse tipo de abordagem. Nas aulas, em cada situação experimental, gravei vídeos e obtive, através de formulário nas plataformas virtuais utilizadas por mim para o ensino, o retorno das conclusões dos discentes acerca do conteúdo abordado e, assim, pude adequar os recursos pedagógicos disponíveis às necessidades da turma e estabelecer relação com a matéria vivenciada na sala de aula virtual. Sabemos como é difícil aproximar os conceitos científicos da realidade que os discentes vivenciam apenas por uma metodologia mecânica. Por esse motivo, vivenciei as aulas experimentais como alternativa para demonstrar de forma significativa a importância dessa ferramenta na construção do conhecimento. A experimentação durante as aulas não é importante apenas por despertar o interesse pela Ciência nos alunos, mas também por inúmeras outras razões, principalmente para compreensão dos fenômenos que regem as transformações que ocorrem na Terra. Portanto, a prática experimental tem um papel mais amplo do que se espera, pois desenvolve nos alunos maior interesse, além de despertar habilidades que não eram visualizadas em aulas teóricas, por exemplo. As respostas no formulário ficam gravadas e, assim, nas aulas seguintes, sempre vivenciávamos uma discussão coletiva, analisando-as. Dessa maneira, construíamos juntos a importância e a relevância da experimentação e a construção do conhecimento.