Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PLE/PLA NA UFRR: CONQUISTAS E DESAFIOS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O cenário atual de grande mobilidade de estrangeiros vindos da Venezuela em Roraima trouxe mudanças conjunturais econômicas e sociopolíticas e fez emergir um público interessado na aquisição da língua portuguesa. Os atores envolvidos nos projetos de ensino de Português Língua Estrangeira mobilizam-se em busca de definir uma concepção teórica que entenda o português para além da estrutura linguística e envolvem-se em discussões sobre as diferenças entre ensinar português na perspectiva de língua de acolhimento, segunda língua (L2) ou língua adicional. Este trabalho coloca foco nas características gerais do ensino do Português como língua estrangeira (PLE) na UFRR, mais especificamente o ensino direcionado aos alunos estrangeiros do pré PEC-G, oriundos dos diversos países com os quais o Brasil mantém acordo de cooperação. A ida do curso PLE/PLA para o CAp, levou-o a ser o único Colégio, no Brasil, a se tornar um dos pilares da internalização de uma universidade. Foi importante trabalhar de forma integrada, a linguística, a comunicação, a cultura, as leis, os direitos e deveres, o “agir no mundo”, alfabetizar e letrar ao mesmo tempo, ensinar, de forma holística preparando o aluno para as diversas situações que a vida pode propiciar. Em 2017, (6%) dos estudantes conseguiram certificação nível avançado, o mesmo aconteceu em 2018. Em 2017, (34,5%) não foram certificados, enquanto em 2018 todos foram certificados. Em 2017 o modelo adotado pelo curso era de extensão e em 2018 já estava funcionando como curso PLE/PLA do projeto de Internacionalização da Universidade Federal de Roraima – Colégio de Aplicação. Em 2019 tivemos 1 aluna que alcançou o nível mais alto que é o avançado para completar a satisfação com a oferta do curso. Em 2020, apesar da pandemia e do ensino no modelo remoto, foi mantida a aprovação de 100% dos alunos que participaram do curso.

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