O âmbito social está vivendo grandes transformações no que se refere ao espaço educacional graças aos avanços tecnológicos. Todavia, existem problemas que afetam o desenvolvimento escolar da criança, entre eles, pode-se destacar a violência doméstica e suas consequências na aprendizagem escolar. Este trabalho constitui-se de uma revisão de literatura que consiste na apresentação de um aglomerado de informações ao proporcionar conhecimentos atuais sobre o tema explorado. Uma forma importante para acontecer o combate contra esse problema é a ampliação da denúncia, dispomos do conselho tutelar, além dele temos outros órgãos sem que possam ser realizadas as denúncias, delegacias, Ministério Público, 190 e o CREAS. Uma criança vítima de violência doméstica tem seu rendimento escolar comprometido, aumento nas faltas, complicações no comportamento, interação com o meio social, negação de suas capacidades e comprometimento intelectual como: apatia, passividade, agressividade e choro podem ser indicadores significativos de abuso. O ECA preconiza que os educadores devem comunicar às autoridades os casos de violência doméstica dos quais tenham conhecimento. Mas, no exposto, esse procedimento fica em segundo lugar nas tomadas de decisões dos educadores, que focam prioritariamente no atendimento especial à criança no ambiente escolar. Essa realidade apresentada prejudica uma grande parcela de crianças, fragilizando o pleno desenvolvimento dos menores que é assegurado pelo ECA. A realização deste trabalho serve como apoio para os profissionais da educação e auxiliares na prevenção, detecção e abordagem da violência doméstica infantil. A abordagem dessa temática implica na comunidade que a criança está inserida, além de contribuir nas estratégias qualificadas e adequadas na intervenção junto aos órgãos competentes.