O presente artigo apresenta um estudo do processo de construção da experiência do brincar com os professores da Educação Infantil da rede municipal de educação de Rio Largo-AL. Por meio das ações desenvolvidas ao longo da Semana Mundial do Brincar buscou-se analisar o perfil dos profissionais que compõem a rede e compreender suas percepções sobre a ludicidade como elemento construtivo do desenvolvimento infantil e as implicações na prática pedagógica. Neste sentido, entende-se que é essencial fortalecer o brincar para o desenvolvimento das crianças da Educação infantil com momentos que garantam o direito de brincar na infância e promovam a construção de conhecimentos capazes de consolidar os campos de experiências essenciais para o desenvolvimento das crianças, assim como preconiza a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018). Diante desse contexto, o município de Rio Largo-AL tem promovido ações formativas que permitem a construção de saberes pelo corpo docente das escolas da rede que mobilizam a comunidade para a vivência de experiências em prol da ludicidade como elemento constitutivo do desenvolvimento infantil. O arcabouço teórico que subsidia este estudo está embasado em Melo (2015), Kishimoto (2002), Moraes (2009), Antunes (2012) e outros. Os resultados evidenciam a relevância do brincar no contexto educativo das crianças da Educação Infantil e reafirmam a necessidade de aprofundamento e consolidação de políticas públicas de educação que garantam a formação continuada do corpo docente da rede municipal, no sentido de se construir uma prática pedagógica que tenha o brincar como um dos eixos norteadores para o desenvolvimento das áreas cognitivas, físicas, sociais e emocionais das crianças atendidas na Educação Infantil. Palavras-chave: Brincar, Educação Infantil, Prática Pedagógica, Desenvolvimento Infantil.