Este ensaio tem como objetivo iniciar uma discussão sobre a atuação dos conselhos escolares em escolas da Rede Municipal de Campina Grande e verificar a participação de todos os membros que compõem estes conselhos, discutindo as dificuldades e entraves para construção de um novo modelo paradigmático, pautado em princípios democráticos. Mais do que conceitos e definições sobre democracia ou gestão democrática, procuramos, através da imersão numa pesquisa de mestrado, a possibilidade de fazer inferências às experiências democráticas que concebem, atualmente, as dinâmicas que compõem o cotidiano escolar. Do ponto de vista metodológico, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, já que buscamos imergir na discussão de alguns autores que nos apresentam informações e provocam a discussão acerca dos conselhos escolares e sua contribuição ao processo democrático na escola, bem como a legislação que aponta o conselho escolar como instrumento da gestão democrática. Após a discussão, compreende-se que é impossível negar a necessidade do conselho escolar como um dos instrumentos mais importantes para a gestão democrática, visto que há aí uma representação de todo o corpo escolar, ou seja, dos funcionários, professores, pais e alunos. O conselho escolar exige uma organização efetiva e benéfica à comunidade e traz uma facilitação na busca por uma democracia, de acordo com o princípio da gestão democrática.