O Aedes aegypti é um importante vetor de arboviroses como dengue, zika e chikungunya, podendo ainda transmitir o vírus da febre amarela urbana. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o número de casos notificados de dengue aumentou mais de 8 vezes nas últimas duas décadas, passando de 505.430 casos em 2000, para mais de 2,4 milhões em 2010 e 5,2 milhões em 2019. O A. aegypti é um mosquito que apresenta um comportamento urbano e se prolifera em áreas de maior densidade populacional, onde não há saneamento básico adequado. Portanto, a conscientização das pessoas em relação ao reconhecimento do mosquito e a eliminação de focos que possam se tornar criadouros é uma tarefa extremamente importante para o controle das arboviroses acima mencionadas. Dentro dessa premissa, esse projeto teve como objetivo central criar um modelo didático tridimensional do Aedes aegypti com as características e funções de um mosquito real. Essa proposta tem como finalidade a utilização do modelo em aulas de biologia para alunos do ensino fundamental e médio. Inicialmente, foi desenhado um protótipo tridimensional do mosquito através do programa SolidWorks. Posteriormente, o modelo foi impresso, em impressora 3D, utilizando plástico de poliácido láctico. As funções desempenhadas pelo protótipo, através do uso de motores, bombas, baterias, microcontroladores e luzes de LED vermelha, foram baseadas no hábito de hematofagia das fêmeas, onde a representação da ingestão de sangue e seu percurso desde o momento da picada até o trato digestório foram priorizadas. Vale ressaltar que o desenvolvimento desse projeto foi realizado por alunos do ensino médio-técnico em um contexto multidisciplinar (biologia, informática, eletrônica e mecânica). Neste sentido, a associação da construção de protótipos educacionais com aulas práticas possibilitam encaminhamentos metodológicos que resultam em aulas interessantes, com alunos mais receptivos e motivados, elementos essenciais para uma aprendizagem significativa.