Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULTILETRAMENTO: O USO DE FILMES E HQ´S COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA E GEOGRAFIA EM PRÉ-VESTIBULARES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89214
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2437
    "inscrito_id" => 14842
    "titulo" => "MULTILETRAMENTO: O USO DE FILMES E HQ´S COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA E GEOGRAFIA EM PRÉ-VESTIBULARES"
    "resumo" => "O presente artigo, intitulado “Multiletramento: o uso do Cinema e Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico para o ensino de História, Literatura e Geografia em Pré-Vestibular Social”, produzido com base nas experiências pedagógicas do Pré-Vestibular Futuro em Curso, um projeto social do SESC de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, tem como aspecto fundamental abordar a importância do uso de mídias audiovisuais como recursos pedagógicos em sala de aula e atuar diretamente para a formação intelectual, cultural e cidadã dos alunos de Pré-Vestibular. Durante o desenvolvimento, aborda-se a relação entre a ampla produção e circularização de mídias audiovisuais no século XXI, com adaptações de eventos históricos e clássicos da literatura para filmes, séries e HQs, tornando vasta as possibilidades de se estar em contato com os fatos, temas sociais e obras clássicas, o que cativa o interesse dos estudantes, imersos neste mundo permeado pela praticidade e dinamicidade de filmes, séries e HQs característicos do século XXI. Por fim, possui a intenção de apontar a própria imersão dos vestibulares nacionais, como ENEM e UERJ, em tais mídias, onde se verifica que nos últimos dez anos vem se reproduzindo, de forma recorrente, questões com base em filmes, séries e histórias em quadrinhos, assim como tais mídias contribuem fundamentalmente para a elaboração de repertório cultural, critério fundamental em redações dissertativas-argumentativas. Como análise metodológica, utilizou-se pesquisa com alunos do Pré-Vestibular Futuro em Curso, culminando com o levantamento de dados e comparação dos resultados com trabalhos similares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14842_TB2437_11082022133659.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO STORCK"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedro.storck@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89214
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2437
    "inscrito_id" => 14842
    "titulo" => "MULTILETRAMENTO: O USO DE FILMES E HQ´S COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA, LITERATURA E GEOGRAFIA EM PRÉ-VESTIBULARES"
    "resumo" => "O presente artigo, intitulado “Multiletramento: o uso do Cinema e Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico para o ensino de História, Literatura e Geografia em Pré-Vestibular Social”, produzido com base nas experiências pedagógicas do Pré-Vestibular Futuro em Curso, um projeto social do SESC de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, tem como aspecto fundamental abordar a importância do uso de mídias audiovisuais como recursos pedagógicos em sala de aula e atuar diretamente para a formação intelectual, cultural e cidadã dos alunos de Pré-Vestibular. Durante o desenvolvimento, aborda-se a relação entre a ampla produção e circularização de mídias audiovisuais no século XXI, com adaptações de eventos históricos e clássicos da literatura para filmes, séries e HQs, tornando vasta as possibilidades de se estar em contato com os fatos, temas sociais e obras clássicas, o que cativa o interesse dos estudantes, imersos neste mundo permeado pela praticidade e dinamicidade de filmes, séries e HQs característicos do século XXI. Por fim, possui a intenção de apontar a própria imersão dos vestibulares nacionais, como ENEM e UERJ, em tais mídias, onde se verifica que nos últimos dez anos vem se reproduzindo, de forma recorrente, questões com base em filmes, séries e histórias em quadrinhos, assim como tais mídias contribuem fundamentalmente para a elaboração de repertório cultural, critério fundamental em redações dissertativas-argumentativas. Como análise metodológica, utilizou-se pesquisa com alunos do Pré-Vestibular Futuro em Curso, culminando com o levantamento de dados e comparação dos resultados com trabalhos similares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14842_TB2437_11082022133659.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO AUGUSTO STORCK"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO"
    "autor_email" => "pedro.storck@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UNIRIO)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente artigo, intitulado “Multiletramento: o uso do Cinema e Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico para o ensino de História, Literatura e Geografia em Pré-Vestibular Social”, produzido com base nas experiências pedagógicas do Pré-Vestibular Futuro em Curso, um projeto social do SESC de Nova Friburgo, Rio de Janeiro, tem como aspecto fundamental abordar a importância do uso de mídias audiovisuais como recursos pedagógicos em sala de aula e atuar diretamente para a formação intelectual, cultural e cidadã dos alunos de Pré-Vestibular. Durante o desenvolvimento, aborda-se a relação entre a ampla produção e circularização de mídias audiovisuais no século XXI, com adaptações de eventos históricos e clássicos da literatura para filmes, séries e HQs, tornando vasta as possibilidades de se estar em contato com os fatos, temas sociais e obras clássicas, o que cativa o interesse dos estudantes, imersos neste mundo permeado pela praticidade e dinamicidade de filmes, séries e HQs característicos do século XXI. Por fim, possui a intenção de apontar a própria imersão dos vestibulares nacionais, como ENEM e UERJ, em tais mídias, onde se verifica que nos últimos dez anos vem se reproduzindo, de forma recorrente, questões com base em filmes, séries e histórias em quadrinhos, assim como tais mídias contribuem fundamentalmente para a elaboração de repertório cultural, critério fundamental em redações dissertativas-argumentativas. Como análise metodológica, utilizou-se pesquisa com alunos do Pré-Vestibular Futuro em Curso, culminando com o levantamento de dados e comparação dos resultados com trabalhos similares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.