O estudo é referente à uma pesquisa de iniciação científica em andamento, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas. O objetivo geral é investigar o Programa Escola 10, suas diretrizes e o alinhamento entre currículo e avaliações em larga escala na educação pública alagoana. Partimos da seguinte problemática: De que forma o Programa Escola 10 tem contribuído para um possível alinhamento entre o currículo e as avaliações em larga escala sob o consenso da garantia dos direitos de aprendizagem para todos os estudantes e da qualidade da educação alagoana?. O Programa Escola 10 foi criado em 2018, através da Lei nº 8.048/2018, pelo governador do estado de Alagoas, José Renan Vasconcelos Calheiros Filho (MDB). O programa possui como objetivo elevar os índices educacionais, garantindo os direitos de aprendizagem, a partir da incrementação de inovações na gestão pública, através de acordos de colaboração entre o estado e os municípios alagoanos, no qual envolve assistência técnica e financeira, produção de materiais didáticos, estabelecimento de metas e avaliações externas. Contudo, o que podemos inferir até o momento é que o Programa tem obtido êxito ao observar os dados educacionais alagoanos. No entanto, precisamos problematizar o consenso da qualidade da educação e os sentidos que o currículo assume nesta política de governo, alinhado a um sistema de avaliações em larga escala.