Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LUDICIDADE NAS AULAS DE MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA RECUPERAR OS PREJUÍZOS CAUSADOS PELA PANDEMIA.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90657
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4367
    "inscrito_id" => 16755
    "titulo" => "LUDICIDADE NAS AULAS DE MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA RECUPERAR OS PREJUÍZOS CAUSADOS PELA PANDEMIA."
    "resumo" => "Com a pandemia houve um grande prejuízo na aprendizagem dos estudantes, principalmente daqueles que dependem de seus pais para a realização das atividades. Foi relatado que esses estudantes não estavam conseguindo se concentrar por muito tempo e focar nas aulas remotas para absorção dos conteúdos. Além disso uma das principais causas do baixo aprendizado foi a falta de internet para os residentes na zona rural. Este estudo objetivou investigar mecanismos que deixassem a sala de aula um ambiente prazeroso e motivador para a aprendizagem, com aulas dinâmicas através da utilização de material concreto com intuito de recuperar os prejuízos causados pela pandemia. Piaget e Vygotsky citam que os jogos tem sua real importância na vida das pessoas pois, antes eram vistos como lazer e hoje como instrumento de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa foi realizada na turma do 5° ano de uma escola municipal de, Campos Sales (CE) no primeiro semestre letivo de 2022, com a participação de 24 alunos e da professora de matemática da turma. O ensino em matemática pós pandemia apresentou a necessidade de ações para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O público alvo apresentou muitas dificuldades durante as aulas remotas, pois, para conseguir chamar a sua atenção foi muito difícil e as participações eram mínimas, sem contar o fato de muitas não possuírem internet em casa e os seus estudos eram apenas realizados através de apostilas distribuídas pela escola. Para o desenvolvimento desse estudo se optou por trabalhar conteúdos básicos da matemática e da geometria e ao longo deste estudo foram trabalhados jogos construídos manualmente, cujo engajamento dos estudantes foi visível, pelo fato de serem desafiados a participar de atividades dinâmicas. Diante desse estudo se conclui que a inserção de materiais lúdicos foi de grande importância em face da melhoria da aprendizagem dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID16755_TB4367_08092022201647.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YLANIA SOARES EDUARDO TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "YLANIA"
    "autor_email" => "ylaniasoares5@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90657
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4367
    "inscrito_id" => 16755
    "titulo" => "LUDICIDADE NAS AULAS DE MATEMÁTICA COMO INSTRUMENTO PARA RECUPERAR OS PREJUÍZOS CAUSADOS PELA PANDEMIA."
    "resumo" => "Com a pandemia houve um grande prejuízo na aprendizagem dos estudantes, principalmente daqueles que dependem de seus pais para a realização das atividades. Foi relatado que esses estudantes não estavam conseguindo se concentrar por muito tempo e focar nas aulas remotas para absorção dos conteúdos. Além disso uma das principais causas do baixo aprendizado foi a falta de internet para os residentes na zona rural. Este estudo objetivou investigar mecanismos que deixassem a sala de aula um ambiente prazeroso e motivador para a aprendizagem, com aulas dinâmicas através da utilização de material concreto com intuito de recuperar os prejuízos causados pela pandemia. Piaget e Vygotsky citam que os jogos tem sua real importância na vida das pessoas pois, antes eram vistos como lazer e hoje como instrumento de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa foi realizada na turma do 5° ano de uma escola municipal de, Campos Sales (CE) no primeiro semestre letivo de 2022, com a participação de 24 alunos e da professora de matemática da turma. O ensino em matemática pós pandemia apresentou a necessidade de ações para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O público alvo apresentou muitas dificuldades durante as aulas remotas, pois, para conseguir chamar a sua atenção foi muito difícil e as participações eram mínimas, sem contar o fato de muitas não possuírem internet em casa e os seus estudos eram apenas realizados através de apostilas distribuídas pela escola. Para o desenvolvimento desse estudo se optou por trabalhar conteúdos básicos da matemática e da geometria e ao longo deste estudo foram trabalhados jogos construídos manualmente, cujo engajamento dos estudantes foi visível, pelo fato de serem desafiados a participar de atividades dinâmicas. Diante desse estudo se conclui que a inserção de materiais lúdicos foi de grande importância em face da melhoria da aprendizagem dos estudantes."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID16755_TB4367_08092022201647.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "YLANIA SOARES EDUARDO TEIXEIRA"
    "autor_nome_curto" => "YLANIA"
    "autor_email" => "ylaniasoares5@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Com a pandemia houve um grande prejuízo na aprendizagem dos estudantes, principalmente daqueles que dependem de seus pais para a realização das atividades. Foi relatado que esses estudantes não estavam conseguindo se concentrar por muito tempo e focar nas aulas remotas para absorção dos conteúdos. Além disso uma das principais causas do baixo aprendizado foi a falta de internet para os residentes na zona rural. Este estudo objetivou investigar mecanismos que deixassem a sala de aula um ambiente prazeroso e motivador para a aprendizagem, com aulas dinâmicas através da utilização de material concreto com intuito de recuperar os prejuízos causados pela pandemia. Piaget e Vygotsky citam que os jogos tem sua real importância na vida das pessoas pois, antes eram vistos como lazer e hoje como instrumento de ensino e aprendizagem. Esta pesquisa foi realizada na turma do 5° ano de uma escola municipal de, Campos Sales (CE) no primeiro semestre letivo de 2022, com a participação de 24 alunos e da professora de matemática da turma. O ensino em matemática pós pandemia apresentou a necessidade de ações para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. O público alvo apresentou muitas dificuldades durante as aulas remotas, pois, para conseguir chamar a sua atenção foi muito difícil e as participações eram mínimas, sem contar o fato de muitas não possuírem internet em casa e os seus estudos eram apenas realizados através de apostilas distribuídas pela escola. Para o desenvolvimento desse estudo se optou por trabalhar conteúdos básicos da matemática e da geometria e ao longo deste estudo foram trabalhados jogos construídos manualmente, cujo engajamento dos estudantes foi visível, pelo fato de serem desafiados a participar de atividades dinâmicas. Diante desse estudo se conclui que a inserção de materiais lúdicos foi de grande importância em face da melhoria da aprendizagem dos estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.