Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO DE LEITURA E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS EM CRECHE: UMA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE.

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89389
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2662
    "inscrito_id" => 14797
    "titulo" => "PROJETO DE LEITURA E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS EM CRECHE: UMA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE."
    "resumo" => "Este artigo visa analisar as experiências de implementação da Lei 10.639/03 na Creche Municipal Ricardina São Pedro de Moura, localizada na comunidade Conga, zona rural do Município de Santo Estevão, em conexão com o projeto de leitura “Muitas infâncias em uma cidade centenária” alinhado com a prática pedagógica e a percepção da construção indenitária à luz das discussões teóricas na perspectiva de uma educação antirracista. Uma das práticas pedagógicas mais comuns nas Instituições da Rede Municipal de Ensino de Santo Estevão é a execução de Projetos Institucionais de Leitura, com dinâmicas diferenciadas e práticas inovadoras. Em comemoração ao aniversário de cem anos de emancipação política da cidade, a Secretaria de Educação propôs para as escolas da Rede Municipal de Ensino no ano de 2021 o Projeto Institucional de Leitura “A Palavra nas Redes - Literatura e identidade nos cem anos dessa terra”. Nesse sentido, o projeto da creche foi um recorte do Projeto institucional municipal, que girou em torno da temática “Santo Estevão: a mão que planta é a mão que escreve e constrói a história da cidade centenária”. Ao refletir a temática e as práticas pedagógicas em uma perspectiva antirracista, referências teóricas como GOMES (2011); (2013), CAVALLEIRO (2007), MUNANGA (1999) e a própria LEI 10.639/2003 embasam as discussões. Por fim, com o projeto de leitura foi possível mostrar às crianças a história do município e das pessoas que construíram a identidade dessa terra que cem anos comemora, proporcionando o resgate e a valorização histórica e cultural através do resgate das memórias das crianças e infâncias que fizeram e fazem parte da história da cidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14797_TB2662_03102022223035.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA ARAUJO DE SANTANA LISBÔA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA LISBÔA"
    "autor_email" => "gabriela.missantana14@gma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89389
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2662
    "inscrito_id" => 14797
    "titulo" => "PROJETO DE LEITURA E RELAÇÕES ÉTNICO RACIAIS EM CRECHE: UMA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE."
    "resumo" => "Este artigo visa analisar as experiências de implementação da Lei 10.639/03 na Creche Municipal Ricardina São Pedro de Moura, localizada na comunidade Conga, zona rural do Município de Santo Estevão, em conexão com o projeto de leitura “Muitas infâncias em uma cidade centenária” alinhado com a prática pedagógica e a percepção da construção indenitária à luz das discussões teóricas na perspectiva de uma educação antirracista. Uma das práticas pedagógicas mais comuns nas Instituições da Rede Municipal de Ensino de Santo Estevão é a execução de Projetos Institucionais de Leitura, com dinâmicas diferenciadas e práticas inovadoras. Em comemoração ao aniversário de cem anos de emancipação política da cidade, a Secretaria de Educação propôs para as escolas da Rede Municipal de Ensino no ano de 2021 o Projeto Institucional de Leitura “A Palavra nas Redes - Literatura e identidade nos cem anos dessa terra”. Nesse sentido, o projeto da creche foi um recorte do Projeto institucional municipal, que girou em torno da temática “Santo Estevão: a mão que planta é a mão que escreve e constrói a história da cidade centenária”. Ao refletir a temática e as práticas pedagógicas em uma perspectiva antirracista, referências teóricas como GOMES (2011); (2013), CAVALLEIRO (2007), MUNANGA (1999) e a própria LEI 10.639/2003 embasam as discussões. Por fim, com o projeto de leitura foi possível mostrar às crianças a história do município e das pessoas que construíram a identidade dessa terra que cem anos comemora, proporcionando o resgate e a valorização histórica e cultural através do resgate das memórias das crianças e infâncias que fizeram e fazem parte da história da cidade."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID14797_TB2662_03102022223035.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIELA ARAUJO DE SANTANA LISBÔA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIELA LISBÔA"
    "autor_email" => "gabriela.missantana14@gma"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este artigo visa analisar as experiências de implementação da Lei 10.639/03 na Creche Municipal Ricardina São Pedro de Moura, localizada na comunidade Conga, zona rural do Município de Santo Estevão, em conexão com o projeto de leitura “Muitas infâncias em uma cidade centenária” alinhado com a prática pedagógica e a percepção da construção indenitária à luz das discussões teóricas na perspectiva de uma educação antirracista. Uma das práticas pedagógicas mais comuns nas Instituições da Rede Municipal de Ensino de Santo Estevão é a execução de Projetos Institucionais de Leitura, com dinâmicas diferenciadas e práticas inovadoras. Em comemoração ao aniversário de cem anos de emancipação política da cidade, a Secretaria de Educação propôs para as escolas da Rede Municipal de Ensino no ano de 2021 o Projeto Institucional de Leitura “A Palavra nas Redes - Literatura e identidade nos cem anos dessa terra”. Nesse sentido, o projeto da creche foi um recorte do Projeto institucional municipal, que girou em torno da temática “Santo Estevão: a mão que planta é a mão que escreve e constrói a história da cidade centenária”. Ao refletir a temática e as práticas pedagógicas em uma perspectiva antirracista, referências teóricas como GOMES (2011); (2013), CAVALLEIRO (2007), MUNANGA (1999) e a própria LEI 10.639/2003 embasam as discussões. Por fim, com o projeto de leitura foi possível mostrar às crianças a história do município e das pessoas que construíram a identidade dessa terra que cem anos comemora, proporcionando o resgate e a valorização histórica e cultural através do resgate das memórias das crianças e infâncias que fizeram e fazem parte da história da cidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.