O Documento Curricular do Território Maranhense trata da Educação Infantil e do Ensino Fundamental das redes pública e privada do Estado do Maranhão. O Documento espelha a visão que a sociedade local tem da criança e da infância na atualidade e serve de referência para a elaboração dos Projetos Político-Pedagógicos das escolas e dos planos de aula dos docentes. Este estudo buscou compreender como o tempo da infância é abordado nesse Documento Curricular. Para tanto, foi adotada a pesquisa documental que analisou seu conteúdo à luz de teorias da Sociologia da Infância. Os resultados iniciais evidenciaram a prevalência de uma visão positivista de um tempo dividido em etapas tanto em relação à aplicação de conteúdos quanto em relação ao tempo estabelecido para a sua aprendizagem pelas crianças, mesmo que em algumas de suas partes tenham sido citados teóricos adeptos da corrente histórico-critica, para os quais a divisão pragmática do tempo reflete a dificuldade para se perceber criticamente as inadequações ocorridas nesse processo. Esperamos que este estudo possa servir como aporte para futuras discussões sobre a importância do tempo da infância em termos da sua contribuição para o desenvolvimento das culturas das crianças e para a compreensão de como esse tempo possa vir a ser um aliado na sua educação escolar.