Este estudo buscou analisar as tendências acerca de estudos que envolvem aprendizagens a partir de problemas, em trabalhos publicados no Encontro Nacional de Ensino de Química (ENEQ), no período de 2000 a 2018. Perspectivas que abordam aprendizagem a partir de problemas têm a potencialidade de tornar o ensino de conceitos químicos algo mais atrativo e dinâmico. A metodologia foi de natureza qualitativa, focando em aspectos bibliográficos, teóricos e metodológicos nos trabalhos dispostos nos anais do ENEQ. Os resultados apontam o crescimento do uso de aprendizagens a partir de problemas em termos de pesquisas aplicadas em diferentes níveis de ensino. Em relação aos aspectos teóricos, sugere-se que uma das principais tendências é a partir do uso da Resolução de Problemas e da Aprendizagem Baseada em Problemas. Já os aspectos metodológicos assinalam-se para o uso de Intervenções Didáticas e Atividades Investigativas, tanto em sala de aula quanto em laboratórios, objetivando o desenvolvimento da autonomia e protagonismo do discente.