Essa pesquisa versa em apresentar algumas ações sobre o projeto escolar projeto de Intervenção Pedagógica: O Agripino vai longe com a leitura que tem por finalidade trabalhar a interação entre os componentes curriculares buscando leques que impulsionem o ato de ler. A partir da leitura múltipla, a compreensão e, por conseguinte aprimorar a capacidade de produzir. Construindo de forma coletiva distribuindo ações disciplinares tendo como foco a leitura de diversos gêneros para que o aprendizado venha à tona com eficácia. Nesse contexto, o objetivo desse estudo é possibilitar ao educando métodos que despertem o prazer pela leitura e intensifique as habilidades quanto à leitura, entendimento e escrita ampliando a linguagem e a capacidade de comunicação. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em uma pesquisa bibliográfica, a leitura de diversos gêneros textuais, a confecção de jogos educativos que envolvam o raciocínio dos discentes e a realização de trabalhos de campo. Nos resultados preliminares a partir das ações desenvolvidas em sala de aula pelos discentes no que infere-se a leitura de forma interdisciplinar nas componentes curriculares do Ensino Fundamental II, que os mesmos vem desenvolvendo uma boa aptidão e um senso crítico sobre o que escrito nas entre linhas de um texto, com análises críticas referente aos assuntos abordados e as contradições existentes, fazendo uma interligação com o seu cotidiano e a sua inserção na sociedade. Portanto, ressalta-se que educadores estimulem o prazer pela leitura nos educandos é de fundamental importância para que estes consigam ser protagonistas da sua história e possam desenvolvendo uma boa interpretação dos textos, no campo da escrita com a produção de vários gêneros textuais atentando-se no desencadeamento de ideias e de argumentos concisos enfatizando as suas análises e opiniões referente aos temas trabalhados no espaço escolar.