O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO IFMA: DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A ATUAÇÃO NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90030 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3416 "inscrito_id" => 8441 "titulo" => "O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO IFMA: DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A ATUAÇÃO NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO." "resumo" => "A Estatística como campo de conhecimento ocupa um lugar importante na potencialização do desenvolvimento da compreensão crítica dos estudantes da Educação Básica à Educação Superior, acerca das questões sociais e econômicas que perpassam a realidade social na qual se encontram inseridos, o que se constitui via necessária para o exercício da cidadania. Nesse sentido, sem desconsiderar as dificuldades e limites que cercam o campo da educação escolar, reconhecemos o papel dos docentes como condição imprescindível para o ensino de qualidade dos conhecimentos estatísticos, de forma que possam contribuir para uma formação e prática cidadãs. Esse entendimento nos levou a realizar o estudo que aqui apresentamos, movidos pelos seguintes questionamentos: que determinantes sociopolíticos, educacionais e pedagógicos permeiam a formação e a prática docente atualmente no Brasil? Que ressonâncias e dissonâncias são possíveis ser observadas entre o modo como os professores de matemática são formados e os fatores que afetam as suas práticas? Que aspectos têm possibilitado e ou dificultado um ensino da Estatística com qualidade? O que é necessário para que o professor de matemática possa tornar o ensino da Estatística relevante, significativo e atraente? Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com o foco na prática docente dos professores de matemática do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo, que atuam no Curso de Licenciatura em Matemática e nos Cursos Técnicos da Educação Profissional e Tecnológica ofertados por este Campus. Os dados foram levantados por meio de entrevistas semiestruturadas, cuja análise se deu pela técnica de análise de conteúdo. As narrativas revelam a importância do letramento estatístico na formação dos alunos em todas as modalidades e níveis de ensino, ao tempo que mostram que há alguns gargalos que se constituem desde a formação inicial dos professores e que se arrastam pelas lacunas da formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8441_TB3416_01122022073809.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA CRISTINA SILVA GOMES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA GOMES" "autor_email" => "fernandagomes@ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90030 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3416 "inscrito_id" => 8441 "titulo" => "O LETRAMENTO ESTATÍSTICO NO IFMA: DA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA A ATUAÇÃO NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO." "resumo" => "A Estatística como campo de conhecimento ocupa um lugar importante na potencialização do desenvolvimento da compreensão crítica dos estudantes da Educação Básica à Educação Superior, acerca das questões sociais e econômicas que perpassam a realidade social na qual se encontram inseridos, o que se constitui via necessária para o exercício da cidadania. Nesse sentido, sem desconsiderar as dificuldades e limites que cercam o campo da educação escolar, reconhecemos o papel dos docentes como condição imprescindível para o ensino de qualidade dos conhecimentos estatísticos, de forma que possam contribuir para uma formação e prática cidadãs. Esse entendimento nos levou a realizar o estudo que aqui apresentamos, movidos pelos seguintes questionamentos: que determinantes sociopolíticos, educacionais e pedagógicos permeiam a formação e a prática docente atualmente no Brasil? Que ressonâncias e dissonâncias são possíveis ser observadas entre o modo como os professores de matemática são formados e os fatores que afetam as suas práticas? Que aspectos têm possibilitado e ou dificultado um ensino da Estatística com qualidade? O que é necessário para que o professor de matemática possa tornar o ensino da Estatística relevante, significativo e atraente? Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com o foco na prática docente dos professores de matemática do IFMA, Campus São Luís – Monte Castelo, que atuam no Curso de Licenciatura em Matemática e nos Cursos Técnicos da Educação Profissional e Tecnológica ofertados por este Campus. Os dados foram levantados por meio de entrevistas semiestruturadas, cuja análise se deu pela técnica de análise de conteúdo. As narrativas revelam a importância do letramento estatístico na formação dos alunos em todas as modalidades e níveis de ensino, ao tempo que mostram que há alguns gargalos que se constituem desde a formação inicial dos professores e que se arrastam pelas lacunas da formação continuada." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID8441_TB3416_01122022073809.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA CRISTINA SILVA GOMES VIEIRA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA GOMES" "autor_email" => "fernandagomes@ifma.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }