LOBAO, Lucas Sosthenes Melo. Práticas pedagógicas para o ensino de geografia. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/89068>. Acesso em: 23/12/2024 14:35
O presente artigo propõe discutir questões relevantes em relação ao ensino de Geografia, A análise aqui apresentada baseou-se nas seguintes questões norteadoras: De que forma os professores estão exercendo suas funções em relação aos conteúdos ministrados? Os alunos estão desenvolvendo as habilidades previstas para cada ano escolar? Será que os professores se preocupam com a formação continuada para lecionar geografia? Com base nessas perguntas que este artigo irá responder, por meio de pesquisas bibliográficas, buscando-se traçar elementos fundamentais que evidenciam esses saberes geográficos. Na sequência para analisar as ações pedagógicas apresenta-se de pressuposto de investigação segundo os: Parâmetros Curriculares Nacionais. Os resultados nos levaram a perceber que através de conteúdos e métodos adequados as crianças vão olhar para o ensino de geografia com outras expectativas, pois o ponto principal é fazer com que o estudante compreenda o meio onde ele vive e desenvolva um pensamento crítico e investigador de forma excepcional, para isso é necessário modificar as práticas tradicionais do ensino de geografia, tornando-a mais acessível e colocando como foco principal, a participação do aluno, uma vez que tem como objetivo, avaliar a forma como eles aprendem, e a melhor forma de avaliar esses alunos é por meio da avaliação qualitativa que por meio dela observa-se a evolução do professor e o desenvolvimento pessoal de cada aluno.