Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONSTRUÇÃO DE UMA PROPOSTA EM EDUCAÇÃO INFANTIL SOB MÚLTIPLOS OLHARES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 09 - Educação Infantil
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Redirecionar o olhar e reescrever a história do município de Goianinha no tocante ao trabalho desenvolvido na Educação Infantil exige esforço e desprendimento. Desprender-se de práticas arcaicas, mecanizadas, paradigmas enraizados ao longo do exercício do magistério e substituí-los por práticas que têm como foco principal o aluno na sua integralidade é uma necessidade urgente e imprescindível para o fazer pedagógico nessa nova perspectiva. Buscamos construir uma proposta pedagógica numa visão de educação democrática, crítica e de questionamento. Essa proposta aponta caminhos como fio condutor de todo processo pedagógico/didático, no entanto, ela é viva e dinâmica, surgiu a partir de discussões e debates dos autores envolvidos na problemática da Educação Infantil no município de Goianinha/ RN. Atentar no propósito de que não existe conhecimento como verdade absoluta, pois, cada sala de aula reflete realidades diferentes, se constitui de fazeres/saberes de alunos, de pais, de mestres, de bairros, de comunidades... Saberes e fazeres do cotidiano e do acervo cultural transmitido de geração em geração. Cada aula, desta forma, se constitui como um palco de construção de novos saberes e fazeres. É nesta perspectiva que a proposta está organizada, vislumbramos a sua praticidade para a práxis pedagógica refletida no planejamento mensal e diário em sala de aula.A construção de uma Proposta Curricular na Rede Municipal de Educação Infantil é, sem dúvida, um marco no percurso pedagógico do município em tela. 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Essa proposta aponta caminhos como fio condutor de todo processo pedagógico/didático, no entanto, ela é viva e dinâmica, surgiu a partir de discussões e debates dos autores envolvidos na problemática da Educação Infantil no município de Goianinha/ RN. Atentar no propósito de que não existe conhecimento como verdade absoluta, pois, cada sala de aula reflete realidades diferentes, se constitui de fazeres/saberes de alunos, de pais, de mestres, de bairros, de comunidades... Saberes e fazeres do cotidiano e do acervo cultural transmitido de geração em geração. Cada aula, desta forma, se constitui como um palco de construção de novos saberes e fazeres. É nesta perspectiva que a proposta está organizada, vislumbramos a sua praticidade para a práxis pedagógica refletida no planejamento mensal e diário em sala de aula.A construção de uma Proposta Curricular na Rede Municipal de Educação Infantil é, sem dúvida, um marco no percurso pedagógico do município em tela. 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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A construção de uma Proposta Curricular na Rede Municipal de Educação Infantil é, sem dúvida, um marco no percurso pedagógico do município em tela. Discutir, refletir, analisar e atentar para os diversos saberes e olhares ao longo dos dias que nos debruçamos nos documentos legais do MEC, no livro de Louzada, Vygotsky, Piaget, Montessori, Freinet, Lúria, Ferreiro, entre outros, não foi tarefa fácil. Redirecionar o olhar e reescrever a história do município de Goianinha no tocante ao trabalho desenvolvido na Educação Infantil exige esforço e desprendimento. Desprender-se de práticas arcaicas, mecanizadas, paradigmas enraizados ao longo do exercício do magistério e substituí-los por práticas que têm como foco principal o aluno na sua integralidade é uma necessidade urgente e imprescindível para o fazer pedagógico nessa nova perspectiva. Buscamos construir uma proposta pedagógica numa visão de educação democrática, crítica e de questionamento. Essa proposta aponta caminhos como fio condutor de todo processo pedagógico/didático, no entanto, ela é viva e dinâmica, surgiu a partir de discussões e debates dos autores envolvidos na problemática da Educação Infantil no município de Goianinha/ RN. Atentar no propósito de que não existe conhecimento como verdade absoluta, pois, cada sala de aula reflete realidades diferentes, se constitui de fazeres/saberes de alunos, de pais, de mestres, de bairros, de comunidades... Saberes e fazeres do cotidiano e do acervo cultural transmitido de geração em geração. Cada aula, desta forma, se constitui como um palco de construção de novos saberes e fazeres. É nesta perspectiva que a proposta está organizada, vislumbramos a sua praticidade para a práxis pedagógica refletida no planejamento mensal e diário em sala de aula.

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