O objetivo desse trabalho é mostrar a colaboração dos projetos educativos de apicultura na formação dos alunos do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias. A metodologia utilizada no trabalho busca formar uma síntese teórica sobre os projetos profissionais do jovem (PPJ) dos alunos a respeito da apicultura como fonte de renda no projeto de assentamento Conceição Mucambo, no município de Caxias-MA. O PPJ é considerado o resultado do desenvolvimento e formação dos alunos, o aprendizado em sala de aula e das práticas na comunidade. Por meio da implantação de um apiário, os alunos abriram caminhos para a comercialização dos produtos apícolas na comunidade, além de incentivar os moradores a praticarem essa atividade de maneira sustentável e usá-la como forma de obtenção de renda nessas pequenas comunidades rurais. Os projetos educativos de apicultura desenvolvidos no curso Técnico em Agropecuária estimularam os alunos a resolverem e encontrarem soluções para os problemas da vida produtiva, buscando contribuir para a formação do profissional-cidadão, de modo que estes adquiriram condições de suprir demandas do mercado dos projetos de assentamentos através dos conhecimentos obtidos em sala de aula, pois partiram da realidade existente e pode ser um formador de cooperação entre as pessoas desse local.