Com a vivência de uma nova era rodeada de informações e conhecimentos sendo produzidos diariamente, fazer uso dos mesmos torna-se uma tarefa essencial para a população. Contudo, tal cenário decai sobre o grau de escolarização dos envolvidos, visto que, cabe a esta regular o aprendizado e a forma como a mesma é passada para os estudantes. Dessa forma, o presente trabalho visa analisar o impacto do analfabetismo científico nas séries finais do ensino fundamental através de um relato de experiência de um estágio supervisionado do ensino de biologia, bem como realizar analogias com os conceitos disseminados na literatura de alfabetização científica. Como suporte referencial, baseou-se nos trabalhos de Braga e Furió. A metodologia baseou-se em uma análise qualitativa, através de observações e resultados obtidos durante o estágio curricular obrigatório ao ensino de biologia, bem como o embasamento teórico encontrado na literatura. Diversos impasses foram observados com o desenvolver do projeto, no qual além de déficit no entendimento de ciências, dificuldades na alfabetização básica também foram encontradas. Apesar de tudo, mesmo com o curto período de realização do projeto, diferenças significativas foram elencadas por parte dos estudantes, demonstrando a importância e vital relevância da alfabetização científica para a formação de uma sociedade formada por seres humanos críticos e pensantes.