O artigo em questão traz ao público um relato que discorre sobre a experiência obtida no Estágio Supervisionado de Formação de Professores II, ministrado pelo Prof. Dr. Pablo Sebastian Moreira Fernandez, realizado durante o sétimo período do curso de Geografia, na modalidade de licenciatura, de forma presencial, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O estágio se deu na Escola Estadual de Educação Integral em Tempo Integral Prefeito José do Carmo dos Santos, popularmente conhecida como “Caic”. Neste relato, é possível conhecer uma escola do município de Santo Antonio/RN a partir da compreensão de sua estrutura física, como também o caráter socioeconômico dos estudantes e suas perspectivas em relação a estrutura da escola, metodologia dos professores e serviços oferecidos, podendo assim adentrar de fato na questão do ensino público e educação básica no Brasil. Não obstante, surge a proposta de um projeto temático de intervenção partindo da necessidade escolar, observada em campo, O estágio supervisionado II propõe a construção de um projeto temático diante, fazendo o uso de temas transversais recém inseridos na BNCC, dessa forma, a proposta fundamentou-se na criação e desenvolvimento de um laboratório interdisciplinar com o tema transversal do Meio-ambiente voltado a toda comunidade escolar.