No Brasil a legislação educacional nos indica alguns níveis de planejamento, entre eles, o presente na Lei de Diretrizes e Bases da Educação. A necessidade de planejamento do trabalho a ser desenvolvido está presente em várias instâncias, com planos a nível nacional, como o PNE- Plano Nacional de Educação até os planos elaborados pelos sistemas de ensino, a nível estadual, municipal e local. Neste trabalho busca-se fazer a análise dos diferentes níveis de planejamento e como essa demanda tem sido atendida em cada realidade e ambientes onde estão inseridos. Para isso realizou-se uma pesquisa bibliográfica, através da qual se pôde observar que em virtude de seu caráter integrador, o planejamento se pauta em alguns elementos indicadores da realidade local e na escola se concretiza pela elaboração de seu Projeto Político Pedagógico - PPP, que deve ser construído com a participação de toda a comunidade escolar. Sendo fundamental que todos compreendam as dimensões que o planejamento educacional pode atingir, ele pode atender a diferentes momentos e lugares nos quais a educação se desenvolve. Assim, é importante que, para o alcance dos objetivos estabelecidos no planejamento, não se descuide da ideia de que o planejamento é também um ato político. Nesse sentido, a apreensão da escola em sua singularidade, bem como a reflexão em torno das práticas pedagógicas e do compromisso social da escola pública são atitudes essenciais dos diversos sujeitos que interagem como protagonistas na dinâmica organizacional das instituições escolares.