ILUSTRAÇÃO DO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DE FERRAMENTAS NÃO CONVENCIONAIS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90377 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3987 "inscrito_id" => 12287 "titulo" => "ILUSTRAÇÃO DO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DE FERRAMENTAS NÃO CONVENCIONAIS" "resumo" => "Metodologias ultrapassadas e sem preocupação com o feedback dos alunos, torna o ensino de qualquer disciplina um processo maçante e de resultados negativos, tanto para os alunos, quanto para os professores. A busca por uma metodologia que seja eficaz e ao mesmo tempo atrativa para os estudantes é uma tarefa que a muito tempo vem sendo buscada na carreira docente de diversos professores. Desta maneira, o presente trabalho visa propor um modelo de aula onde há a utilização de ferramentas didáticas não convencionais para a discussão de assuntos de Biologia, Microbiologia e Química. Para o desenvolvimento deste trabalho utiliza-se o anime denominado Dr. Stone como fundamentação de subsunçores mentais nos estudantes a respeito de conceitos abordados na ementa das disciplinas do Ensino Médio. A partir do anime é possível discutir de forma correta e dinâmica tópicos importantes como fermentação e produção de bebidas, destilação e formação de etanol e também presença de compostos químicos em excrementos animais. O teste de como a proposta se sairia na prática ocorreu com cerca de 36 alunos, e o resultado obtido foi a de uma participação mais ampla e interativa, de maneira que os alunos se sentiram à vontade e entusiasmados em comentar os tópicos da aula. Dessa forma, pode-se perceber que animes são ferramentas didáticas eficazes e proporcionam dinamismo em sala de aula, facilitando assim o processo de aprendizado significativo e evitando-se a aprendizagem mecânica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12287_TB3987_01092022220731.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMYLLY MARYANNE MARQUES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "EMYLLY" "autor_email" => "maryanneemylly@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90377 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3987 "inscrito_id" => 12287 "titulo" => "ILUSTRAÇÃO DO PROCESSO DE FERMENTAÇÃO EM SALA DE AULA ATRAVÉS DE FERRAMENTAS NÃO CONVENCIONAIS" "resumo" => "Metodologias ultrapassadas e sem preocupação com o feedback dos alunos, torna o ensino de qualquer disciplina um processo maçante e de resultados negativos, tanto para os alunos, quanto para os professores. A busca por uma metodologia que seja eficaz e ao mesmo tempo atrativa para os estudantes é uma tarefa que a muito tempo vem sendo buscada na carreira docente de diversos professores. Desta maneira, o presente trabalho visa propor um modelo de aula onde há a utilização de ferramentas didáticas não convencionais para a discussão de assuntos de Biologia, Microbiologia e Química. Para o desenvolvimento deste trabalho utiliza-se o anime denominado Dr. Stone como fundamentação de subsunçores mentais nos estudantes a respeito de conceitos abordados na ementa das disciplinas do Ensino Médio. A partir do anime é possível discutir de forma correta e dinâmica tópicos importantes como fermentação e produção de bebidas, destilação e formação de etanol e também presença de compostos químicos em excrementos animais. O teste de como a proposta se sairia na prática ocorreu com cerca de 36 alunos, e o resultado obtido foi a de uma participação mais ampla e interativa, de maneira que os alunos se sentiram à vontade e entusiasmados em comentar os tópicos da aula. Dessa forma, pode-se perceber que animes são ferramentas didáticas eficazes e proporcionam dinamismo em sala de aula, facilitando assim o processo de aprendizado significativo e evitando-se a aprendizagem mecânica." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID12287_TB3987_01092022220731.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMYLLY MARYANNE MARQUES DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "EMYLLY" "autor_email" => "maryanneemylly@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }