COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: RECURSO DE REDUÇÃO DO BULLYING E CYBERBULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89907 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3266 "inscrito_id" => 8667 "titulo" => "COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: RECURSO DE REDUÇÃO DO BULLYING E CYBERBULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O ambiente escolar é um dos lugares onde a violência também acontece, principalmente através do bullying, uma prática repetitiva de agressões, que pode ser física ou psicológica, praticada de maneira intencional para intimidar e/ou humilhar o indivíduo. Com o advento da internet e das redes sociais de comunicação, o bullying passou a ser praticado no meio virtual, essa prática é chamada de Cyberbullying. A comunicação não-violenta (CNV), é uma prática que visa possibilitar mais compreensão e colaboração nas relações. Os 4 componentes da CNV são: observação, sentimentos, necessidades e pedidos. A CNV aponta padrões que afastam as pessoas, uma linguagem alienante que gera costumes como julgar, rotular, criticar e diagnosticar. Sabendo que o Bullying e cyberbullying também acontecem através de comunicação verbal e não verbal agressiva, com insultos e rotulagens, a comunicação não-violenta pode ser um meio para ajudar a desenvolver a inteligência emocional dos alunos, a empatia, a compreensão de si mesmo e dos outros. Capaz de gerar sensibilidade nos estudantes, melhorando a comunicação entre estudante-estudante, estudante-professor, até mesmo o aprendizado pode ser mais fluído, pois sabe-se a importância da afetividade e da comunicação no processo de ensino-aprendizagem. A habilidade socioemocional é um item da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a comunicação não-violenta é um método que permite organizar os sentimentos, desenvolver escuta ativa e empatia. Nesse contexto, pode ser utilizada em sala de aula como base das relações sociais, ajudando os alunos a olharem para o conflito sem julgamento, entendendo como se sentem e resolvendo a questão através do diálogo justo e pacífico. A redução do bullying, a melhora do ambiente escolar, o desenvolvimento de habilidades emocionais, diminuição de casos de violência escolar são consequências positivas do uso dessa comunicação no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID8667_TB3266_10082022210311.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA LEÃO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA LEÃO" "autor_email" => "eduardaleaobarbosa@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89907 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3266 "inscrito_id" => 8667 "titulo" => "COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA: RECURSO DE REDUÇÃO DO BULLYING E CYBERBULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O ambiente escolar é um dos lugares onde a violência também acontece, principalmente através do bullying, uma prática repetitiva de agressões, que pode ser física ou psicológica, praticada de maneira intencional para intimidar e/ou humilhar o indivíduo. Com o advento da internet e das redes sociais de comunicação, o bullying passou a ser praticado no meio virtual, essa prática é chamada de Cyberbullying. A comunicação não-violenta (CNV), é uma prática que visa possibilitar mais compreensão e colaboração nas relações. Os 4 componentes da CNV são: observação, sentimentos, necessidades e pedidos. A CNV aponta padrões que afastam as pessoas, uma linguagem alienante que gera costumes como julgar, rotular, criticar e diagnosticar. Sabendo que o Bullying e cyberbullying também acontecem através de comunicação verbal e não verbal agressiva, com insultos e rotulagens, a comunicação não-violenta pode ser um meio para ajudar a desenvolver a inteligência emocional dos alunos, a empatia, a compreensão de si mesmo e dos outros. Capaz de gerar sensibilidade nos estudantes, melhorando a comunicação entre estudante-estudante, estudante-professor, até mesmo o aprendizado pode ser mais fluído, pois sabe-se a importância da afetividade e da comunicação no processo de ensino-aprendizagem. A habilidade socioemocional é um item da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), a comunicação não-violenta é um método que permite organizar os sentimentos, desenvolver escuta ativa e empatia. Nesse contexto, pode ser utilizada em sala de aula como base das relações sociais, ajudando os alunos a olharem para o conflito sem julgamento, entendendo como se sentem e resolvendo a questão através do diálogo justo e pacífico. A redução do bullying, a melhora do ambiente escolar, o desenvolvimento de habilidades emocionais, diminuição de casos de violência escolar são consequências positivas do uso dessa comunicação no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID8667_TB3266_10082022210311.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA EDUARDA LEÃO BARBOSA" "autor_nome_curto" => "MARIA EDUARDA LEÃO" "autor_email" => "eduardaleaobarbosa@gmail." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }