O presente trabalho versa acerca da temática da avaliação na etapa da Educação Infantil. O ato de avaliar a aprendizagem é uma ação necessária e presente em diferentes etapas, níveis e modalidades de ensino, inclusive na Educação Infantil, na qual deve contemplar e acompanhar o desenvolvimento integral da criança. Neste contexto, para realizar a avaliação os professores precisam utilizar instrumentos avaliativos, os quais são os recursos didáticos e métodos a serem utilizados com o propósito de avaliar. Assim, sendo, a problemática que norteia este estudo é: Quais são os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores da Educação Infantil? Por este viés, objetiva-se identificar os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores da Educação Infantil em uma rede pública municipal de ensino. A metodologia adotada é teórica bibliográfica enriquecida com estudo de caso abrangendo a realização de entrevista semiestruturada a três professoras atuantes na Educação Infantil. O estudo tem como aporte teórico Castilho e Dalgallo (2019), Hoffmann (2019; 2012), Luckesi (2011) entre outros. Do estudo desenvolvido, é possível reafirmar a importância e a necessidade da avaliação na Educação Infantil em uma perspectiva mediadora, contínua e processual, a qual deve ter como uma das funções o acompanhamento do desenvolvimento integral e a aprendizagem das crianças considerando as especificidades da faixa etária. Por fim, a pesquisa de campo revelou dois instrumentos avaliativos utilizados pelos professores da Educação Infantil que foram pesquisados, sendo o portfólio e o parecer descritivo, os quais são as principais formas de registro da avaliação da criança.