AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ESTATÍSTICOS: REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS DISCENTES DO 4º PERÍODO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89872 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3226 "inscrito_id" => 15750 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ESTATÍSTICOS: REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS DISCENTES DO 4º PERÍODO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA" "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo a análise das Representações Sociais acerca da Avaliação da Aprendizagem de conteúdos Estatísticos (AE) partilhadas por estudantes do quarto período da Licenciatura em Matemática. A investigação foi desenvolvida com dezoito discentes de instituição pública de ensino, no município de Nilópolis no Estado do Rio de Janeiro. A produção de dados se deu a partir de três questionários, um com perguntas semiestruturadas e o outro constando questões norteadoras em que foi utilizada a Técnica do Grupo Focal; sedimentada na Teoria da Representação Social Serge Moscovici, na Abordagem Culturalista de Denise Jodelet e na Técnica de Bardin como processo de análise dos depoimentos dos participantes da investigada e a classificação em categorias desses relatos. Os resultados apontam que a representação social acerca da AE que eles carregam são as crenças e as opiniões de associar os instrumentos ao sinônimo da Avaliação da Aprendizagem de conteúdos Estatísticos, tais como: prova, listas de exercícios, teste etc; carregam a ideia da avaliação como juízo de valor ou exame simbolizado a um quantitativo instrucional, realizado ao término do semestre e não como processo contínuo durante as aulas; mantêm a crença de que a AE é um instrumento de regulação, de poder e de exclusão, ocorrendo em versões confusas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15750_TB3226_10082022203412.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LÚCIA RANGEL DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VERA Rangel" "autor_email" => "luciaerangel@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89872 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3226 "inscrito_id" => 15750 "titulo" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS ESTATÍSTICOS: REPRESENTAÇÃO SOCIAL DOS DISCENTES DO 4º PERÍODO DA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA" "resumo" => "A pesquisa teve como objetivo a análise das Representações Sociais acerca da Avaliação da Aprendizagem de conteúdos Estatísticos (AE) partilhadas por estudantes do quarto período da Licenciatura em Matemática. A investigação foi desenvolvida com dezoito discentes de instituição pública de ensino, no município de Nilópolis no Estado do Rio de Janeiro. A produção de dados se deu a partir de três questionários, um com perguntas semiestruturadas e o outro constando questões norteadoras em que foi utilizada a Técnica do Grupo Focal; sedimentada na Teoria da Representação Social Serge Moscovici, na Abordagem Culturalista de Denise Jodelet e na Técnica de Bardin como processo de análise dos depoimentos dos participantes da investigada e a classificação em categorias desses relatos. Os resultados apontam que a representação social acerca da AE que eles carregam são as crenças e as opiniões de associar os instrumentos ao sinônimo da Avaliação da Aprendizagem de conteúdos Estatísticos, tais como: prova, listas de exercícios, teste etc; carregam a ideia da avaliação como juízo de valor ou exame simbolizado a um quantitativo instrucional, realizado ao término do semestre e não como processo contínuo durante as aulas; mantêm a crença de que a AE é um instrumento de regulação, de poder e de exclusão, ocorrendo em versões confusas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15750_TB3226_10082022203412.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LÚCIA RANGEL DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "VERA Rangel" "autor_email" => "luciaerangel@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }