Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO CONEXÃO FAMÍLIA NO TERRITÓRIO DO BRINCAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 18 - Educação Emocional
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90649
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4357
    "inscrito_id" => 11257
    "titulo" => "HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO CONEXÃO FAMÍLIA NO TERRITÓRIO DO BRINCAR"
    "resumo" => "Esta pesquisa ressalta a importância das habilidades socioemocionais na infância, oportunizadas através de brincadeiras e interações, em parceria com as famílias. No início do período pandêmico, começo de 2020, muitas incertezas e medos pairavam sobre o cenário educacional, principalmente quando se tratava da Educação Infantil, mediante a situação do isolamento por COVID-19 e das aulas remotas. Nesse contexto, objetivou-se investigar as habilidades socioemocionais e sua contribuição com o fortalecimento de vínculos entre a criança, a família e a escola. A pesquisa é de natureza aplicada, abordagem qualitativa, é do tipo exploratória e descritiva, foi desenvolvida em um Centro de Educação Infantil, no município de Itapipoca/ CE, no ano de 2020, através de entrevista e depoimentos de famílias e professores que participaram do desenvolvimento do projeto Conexão Família no Território do Brincar, envolvendo o socioemocional através de brincadeiras, contação de história, rodas de conversa, entre outras propostas. Tem como procedimentos técnicos pesquisa participante, bibliográfica e de campo. Diante da pesquisa realizada, constatou-se que as famílias têm muitas dúvidas sobre suas próprias emoções e as emoções das crianças, sentindo dificuldade de lidar no dia a dia com a raiva, com o medo e frustrações dos pequenos. Percebeu-se também o quão as famílias demonstraram interesse sobre o assunto, percebendo o quanto conhecer e aprender a lidar com as emoções contribuiu para o desenvolvimento integral da criança, necessitando de parceria com a escola para melhor compreender o assunto, suprindo a necessidade das crianças serem ouvidas na escola e em casa, melhorando a disponibilidade afetiva do adulto. As famílias também demostraram que através das experiências propostas as crianças fortaleceram vínculos com as professoras, inclusive no período das aulas remotas, assim como proporcionou mais conexão e escuta das famílias com as crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID11257_TB4357_08092022194514.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAUANNE KÁTILA MOREIRA BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "KAUANNE"
    "autor_email" => "kauannebragaprofa@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90649
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4357
    "inscrito_id" => 11257
    "titulo" => "HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS NA INFÂNCIA: CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO CONEXÃO FAMÍLIA NO TERRITÓRIO DO BRINCAR"
    "resumo" => "Esta pesquisa ressalta a importância das habilidades socioemocionais na infância, oportunizadas através de brincadeiras e interações, em parceria com as famílias. No início do período pandêmico, começo de 2020, muitas incertezas e medos pairavam sobre o cenário educacional, principalmente quando se tratava da Educação Infantil, mediante a situação do isolamento por COVID-19 e das aulas remotas. Nesse contexto, objetivou-se investigar as habilidades socioemocionais e sua contribuição com o fortalecimento de vínculos entre a criança, a família e a escola. A pesquisa é de natureza aplicada, abordagem qualitativa, é do tipo exploratória e descritiva, foi desenvolvida em um Centro de Educação Infantil, no município de Itapipoca/ CE, no ano de 2020, através de entrevista e depoimentos de famílias e professores que participaram do desenvolvimento do projeto Conexão Família no Território do Brincar, envolvendo o socioemocional através de brincadeiras, contação de história, rodas de conversa, entre outras propostas. Tem como procedimentos técnicos pesquisa participante, bibliográfica e de campo. Diante da pesquisa realizada, constatou-se que as famílias têm muitas dúvidas sobre suas próprias emoções e as emoções das crianças, sentindo dificuldade de lidar no dia a dia com a raiva, com o medo e frustrações dos pequenos. Percebeu-se também o quão as famílias demonstraram interesse sobre o assunto, percebendo o quanto conhecer e aprender a lidar com as emoções contribuiu para o desenvolvimento integral da criança, necessitando de parceria com a escola para melhor compreender o assunto, suprindo a necessidade das crianças serem ouvidas na escola e em casa, melhorando a disponibilidade afetiva do adulto. As famílias também demostraram que através das experiências propostas as crianças fortaleceram vínculos com as professoras, inclusive no período das aulas remotas, assim como proporcionou mais conexão e escuta das famílias com as crianças."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD4_ID11257_TB4357_08092022194514.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAUANNE KÁTILA MOREIRA BRAGA"
    "autor_nome_curto" => "KAUANNE"
    "autor_email" => "kauannebragaprofa@gmail.c"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esta pesquisa ressalta a importância das habilidades socioemocionais na infância, oportunizadas através de brincadeiras e interações, em parceria com as famílias. No início do período pandêmico, começo de 2020, muitas incertezas e medos pairavam sobre o cenário educacional, principalmente quando se tratava da Educação Infantil, mediante a situação do isolamento por COVID-19 e das aulas remotas. Nesse contexto, objetivou-se investigar as habilidades socioemocionais e sua contribuição com o fortalecimento de vínculos entre a criança, a família e a escola. A pesquisa é de natureza aplicada, abordagem qualitativa, é do tipo exploratória e descritiva, foi desenvolvida em um Centro de Educação Infantil, no município de Itapipoca/ CE, no ano de 2020, através de entrevista e depoimentos de famílias e professores que participaram do desenvolvimento do projeto Conexão Família no Território do Brincar, envolvendo o socioemocional através de brincadeiras, contação de história, rodas de conversa, entre outras propostas. Tem como procedimentos técnicos pesquisa participante, bibliográfica e de campo. Diante da pesquisa realizada, constatou-se que as famílias têm muitas dúvidas sobre suas próprias emoções e as emoções das crianças, sentindo dificuldade de lidar no dia a dia com a raiva, com o medo e frustrações dos pequenos. Percebeu-se também o quão as famílias demonstraram interesse sobre o assunto, percebendo o quanto conhecer e aprender a lidar com as emoções contribuiu para o desenvolvimento integral da criança, necessitando de parceria com a escola para melhor compreender o assunto, suprindo a necessidade das crianças serem ouvidas na escola e em casa, melhorando a disponibilidade afetiva do adulto. As famílias também demostraram que através das experiências propostas as crianças fortaleceram vínculos com as professoras, inclusive no período das aulas remotas, assim como proporcionou mais conexão e escuta das famílias com as crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.