Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONCEPÇÕES DOCENTES SOBRE IMPORTÂNCIA E VIVÊNCIA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NAS AULAS DE BIOLOGIA

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar Concepções de professores de Biologia sobre o desenvolvimento da Alfabetização Científica (AC), buscando nos aproximar de indícios de como as práticas de AC são vivenciadas no espaço escolar. Para tanto, utilizou-se a abordagem qualitativa e os pressupostos do método fenomenológico, recorrendo à saturação teórica para o fechamento do grupo de sujeitos investigados. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com oito professores de Biologia de escolas públicas de João Pessoa, Paraíba. Os resultados indicam que os docentes veem na AC uma maneira de aproximar os alunos da ciência e fazê-los entendê-la, bem como, identificam que é através da AC que os discentes podem alcançar a transformação social. Já as práticas relatadas se direcionam ao aspecto metodológico da Ciência, apesar de considerarem a relação dos conteúdos com o cotidiano dos discentes. Concluiu-se que os docentes apresentam concepções que se movimentam entre uma visão política, quanto à importância da AC, e concepções relacionadas a uma visão pragmática, restringindo suas práticas pedagógicas à dimensão formal, fator que pode estar diretamente relacionado com a formação inicial. Diante desses resultados é possível perceber que, apesar de reconhecerem a importância e as possibilidades educativas da AC, os relatos de prática demonstram algumas fragilidades e se encontram relativamente distantes daquilo que a AC pressupõe a respeito de uma formação crítica e emancipadora, condizente com a demanda contemporânea de atuação social dos estudantes.

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