As interligações relevantes entre os processos de avaliação e o campo da educação são refletidas por muitos autores, trazendo os seguintes questionamentos: avaliar quer dizer o quê? Avaliar quer fazer o quê? As respostas podem ser simples ou não, no entanto, parecem caracterizar possibilidades; não se tem a intenção de respondê-las, talvez, quando muito, tomá-las como mediação da própria prática docente, ainda, como um início de diálogo com outros autores que também apontam considerações sobre esse ato pedagógico. O objetivo deste estudo é esclarecer o avaliar em educação física escolar, trazendo-se um diálogo possível e eficaz, com situações claras, as limitações encontradas no tema que parecem extensas, limitantes, trazendo apenas a compreensão de um aspecto específico do que amplamente seria avaliar. Trata-se de uma revisão bibliográfica da literatura, de caráter qualitativo, onde traz a colaboração e contribuições de estudiosos da educação, da Educação Física escolar com o objetivo de ampliar essas reflexões por meio de seus instrumentos, conteúdos e ferramentas pedagógicas. Foram selecionados alguns estudiosos que dialogam sobre o assunto em questão, vinculada à prática já vivenciada pelos discentes e Professores da UFPE-CAV. Diante dessas observações, proposições voltados à educação, o valor avaliativo não está só em determinar quantitativamente a nota dos alunos, mas sim, fundamentando. Precisa-se buscar formas de conhecer as dificuldades que os alunos apresentam frente aos conteúdos e traçar, pensar por meio das metodologias a melhor forma de sanar dificuldades, objetivando o aprendizado. Portanto, avaliar dentro de uma proposta equilibrada de trabalho pedagógico e didático, dentro de um Ser completo, traduz a preocupação e o acompanhamento, a direção de se chegar a um objetivo, a um caminho previamente pensado e estruturado que conduzirá a um resultado; esta que será a resposta deste acompanhamento prestado, deste caminho traçado, obtendo o diagnóstico positivo ou negativo, deste avaliar.