No ano de 2020 fomos surpreendidos com o anúncio de distanciamento social provocado pela disseminação da COVID-2019, um vírus que ocasiona inflamações respiratórias graves e que possui a capacidade de disseminação bastante elevada (FIOCRUZ, 2020). Nesse contexto, o distanciamento social se fez necessário, fazendo assim com que a educação escolar se desenvolvesse por meio do ensino remoto emergencial. Diante do contexto vivenciado, o presente estudo buscou analisar as metodologias e recursos utilizados pelos professores da disciplina de ciências da natureza do município de Florânia/RN no contexto da pandemia. Os impactos desse período precisam ser investigados e, de acordo com alguns autores o principal foi a mudança brusca no ambiente e organização de conteúdos e social do ensino (MOREIRA; HENRIQUE; BARROS, 2020). Os dados foram obtidos por meio da pesquisa qualitativa e exploratória (GIL, 2019), através de questionário contendo questões relacionadas a formação acadêmica e carreira profissional do docente, a situação da educação do país atualmente, as diferenças perceptíveis e metodologias utilizadas nesse novo modelo de ensino e a contribuição das instituições educacionais e governamentais nesse novo processo. O estudo desenvolvido permitiu a avaliação do ensino remoto emergencial e as práticas utilizada pelos docentes para obtenção de um aprendizado significativo. Tornou perceptível a reinvenção profissional para adequação ao contexto social atual, principalmente na incorporação dos recursos tecnológicos. O presente estudo também demonstrou que as instituições de ensino estão ajudando, dentro das suas limitações, para facilitar o trabalho dos seus profissionais.