O ENSINO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CONTEXTO DA PANDEMIA.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89243 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2480 "inscrito_id" => 14897 "titulo" => "O ENSINO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CONTEXTO DA PANDEMIA." "resumo" => "No ano de 2020 fomos surpreendidos com o anúncio de distanciamento social provocado pela disseminação da COVID-2019, um vírus que ocasiona inflamações respiratórias graves e que possui a capacidade de disseminação bastante elevada (FIOCRUZ, 2020). Nesse contexto, o distanciamento social se fez necessário, fazendo assim com que a educação escolar se desenvolvesse por meio do ensino remoto emergencial. Diante do contexto vivenciado, o presente estudo buscou analisar as metodologias e recursos utilizados pelos professores da disciplina de ciências da natureza do município de Florânia/RN no contexto da pandemia. Os impactos desse período precisam ser investigados e, de acordo com alguns autores o principal foi a mudança brusca no ambiente e organização de conteúdos e social do ensino (MOREIRA; HENRIQUE; BARROS, 2020). Os dados foram obtidos por meio da pesquisa qualitativa e exploratória (GIL, 2019), através de questionário contendo questões relacionadas a formação acadêmica e carreira profissional do docente, a situação da educação do país atualmente, as diferenças perceptíveis e metodologias utilizadas nesse novo modelo de ensino e a contribuição das instituições educacionais e governamentais nesse novo processo. O estudo desenvolvido permitiu a avaliação do ensino remoto emergencial e as práticas utilizada pelos docentes para obtenção de um aprendizado significativo. Tornou perceptível a reinvenção profissional para adequação ao contexto social atual, principalmente na incorporação dos recursos tecnológicos. O presente estudo também demonstrou que as instituições de ensino estão ajudando, dentro das suas limitações, para facilitar o trabalho dos seus profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14897_TB2480_04082022172553.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAEDSON WENDY ARAÚJO SOARES" "autor_nome_curto" => "MAEDSON W." "autor_email" => "maedson.vine@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89243 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2480 "inscrito_id" => 14897 "titulo" => "O ENSINO NA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO CONTEXTO DA PANDEMIA." "resumo" => "No ano de 2020 fomos surpreendidos com o anúncio de distanciamento social provocado pela disseminação da COVID-2019, um vírus que ocasiona inflamações respiratórias graves e que possui a capacidade de disseminação bastante elevada (FIOCRUZ, 2020). Nesse contexto, o distanciamento social se fez necessário, fazendo assim com que a educação escolar se desenvolvesse por meio do ensino remoto emergencial. Diante do contexto vivenciado, o presente estudo buscou analisar as metodologias e recursos utilizados pelos professores da disciplina de ciências da natureza do município de Florânia/RN no contexto da pandemia. Os impactos desse período precisam ser investigados e, de acordo com alguns autores o principal foi a mudança brusca no ambiente e organização de conteúdos e social do ensino (MOREIRA; HENRIQUE; BARROS, 2020). Os dados foram obtidos por meio da pesquisa qualitativa e exploratória (GIL, 2019), através de questionário contendo questões relacionadas a formação acadêmica e carreira profissional do docente, a situação da educação do país atualmente, as diferenças perceptíveis e metodologias utilizadas nesse novo modelo de ensino e a contribuição das instituições educacionais e governamentais nesse novo processo. O estudo desenvolvido permitiu a avaliação do ensino remoto emergencial e as práticas utilizada pelos docentes para obtenção de um aprendizado significativo. Tornou perceptível a reinvenção profissional para adequação ao contexto social atual, principalmente na incorporação dos recursos tecnológicos. O presente estudo também demonstrou que as instituições de ensino estão ajudando, dentro das suas limitações, para facilitar o trabalho dos seus profissionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14897_TB2480_04082022172553.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAEDSON WENDY ARAÚJO SOARES" "autor_nome_curto" => "MAEDSON W." "autor_email" => "maedson.vine@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }