O presente estudo é fruto do projeto de extensão “Palcos, sons e imagens: um entrelaçar de conhecimento na escola” que compreende o Teatro Negro como ferramenta de ensino e combate à discriminação racial e promoção do protagonismo negro no Centro De Ensino Urbano Rocha – CEUR. É imprescindível mencionar a funcionalidade da teatralidade negra para além do entretenimento, mostrando alternativas de melhorias dentro do ambiente escolar, onde contém várias queixas sociais, como por exemplo: o racismo estrutural, invisibilização das personalidades dentro da comunidade negra e também ausência de protagonismo negro juvenil. Dessa forma, usando as ferramentas de maneira correta, esse formato de teatro vem potencializando-se ano após ano e ganhando cada vez mais espaço dentro da educação. Para isso, o teatro negro foi utilizado como um agente neutralizador dessa grande problemática, agindo dentro e fora do cenário escolar, logo, houve uma provocação para com que os alunos exercessem nos seus meios de socialização o que aprenderam durante o ciclo do projeto. Em síntese, esse aparato serviu como uma excelente oportunidade de conscientizar a comunidade escolar a respeito da discriminação racial e provocar os alunos negros a procurarem por seu protagonismo no universo social, criando também um conjunto de normas morais onde todos os alunos possam se respeitar e também ser tratados de maneira igualitária.