ABRAM AS CORTINAS: TEATRALIDADE NEGRA COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO RACIAL DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR EM IMPERATRIZ- MA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89847 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3194 "inscrito_id" => 15787 "titulo" => "ABRAM AS CORTINAS: TEATRALIDADE NEGRA COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO RACIAL DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR EM IMPERATRIZ- MA" "resumo" => "O presente estudo é fruto do projeto de extensão “Palcos, sons e imagens: um entrelaçar de conhecimento na escola” que compreende o Teatro Negro como ferramenta de ensino e combate à discriminação racial e promoção do protagonismo negro no Centro De Ensino Urbano Rocha – CEUR. É imprescindível mencionar a funcionalidade da teatralidade negra para além do entretenimento, mostrando alternativas de melhorias dentro do ambiente escolar, onde contém várias queixas sociais, como por exemplo: o racismo estrutural, invisibilização das personalidades dentro da comunidade negra e também ausência de protagonismo negro juvenil. Dessa forma, usando as ferramentas de maneira correta, esse formato de teatro vem potencializando-se ano após ano e ganhando cada vez mais espaço dentro da educação. Para isso, o teatro negro foi utilizado como um agente neutralizador dessa grande problemática, agindo dentro e fora do cenário escolar, logo, houve uma provocação para com que os alunos exercessem nos seus meios de socialização o que aprenderam durante o ciclo do projeto. Em síntese, esse aparato serviu como uma excelente oportunidade de conscientizar a comunidade escolar a respeito da discriminação racial e provocar os alunos negros a procurarem por seu protagonismo no universo social, criando também um conjunto de normas morais onde todos os alunos possam se respeitar e também ser tratados de maneira igualitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15787_TB3194_10082022195701.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON GABRIEL RODRIGUES ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "EMERSON GABRIEL" "autor_email" => "emersonalmeida.2020000955" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89847 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3194 "inscrito_id" => 15787 "titulo" => "ABRAM AS CORTINAS: TEATRALIDADE NEGRA COMO INSTRUMENTO DE CONSTRUÇÃO RACIAL DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR EM IMPERATRIZ- MA" "resumo" => "O presente estudo é fruto do projeto de extensão “Palcos, sons e imagens: um entrelaçar de conhecimento na escola” que compreende o Teatro Negro como ferramenta de ensino e combate à discriminação racial e promoção do protagonismo negro no Centro De Ensino Urbano Rocha – CEUR. É imprescindível mencionar a funcionalidade da teatralidade negra para além do entretenimento, mostrando alternativas de melhorias dentro do ambiente escolar, onde contém várias queixas sociais, como por exemplo: o racismo estrutural, invisibilização das personalidades dentro da comunidade negra e também ausência de protagonismo negro juvenil. Dessa forma, usando as ferramentas de maneira correta, esse formato de teatro vem potencializando-se ano após ano e ganhando cada vez mais espaço dentro da educação. Para isso, o teatro negro foi utilizado como um agente neutralizador dessa grande problemática, agindo dentro e fora do cenário escolar, logo, houve uma provocação para com que os alunos exercessem nos seus meios de socialização o que aprenderam durante o ciclo do projeto. Em síntese, esse aparato serviu como uma excelente oportunidade de conscientizar a comunidade escolar a respeito da discriminação racial e provocar os alunos negros a procurarem por seu protagonismo no universo social, criando também um conjunto de normas morais onde todos os alunos possam se respeitar e também ser tratados de maneira igualitária." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15787_TB3194_10082022195701.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMERSON GABRIEL RODRIGUES ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "EMERSON GABRIEL" "autor_email" => "emersonalmeida.2020000955" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }