Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GESTÃO ESCOLAR E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA): A INCLUSÃO DESSA MODALIDADE EDUCACIONAL NO PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE RIO LARGO/AL

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A construção coletiva do projeto pedagógico é preconizada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, lei nº 9.394/96, como um dos principais mecanismos de implementação da Gestão Democrática, uma vez que esse documento se constitui como elemento norteador das ações pedagógicas que serão desenvolvidas no âmbito das instituições educacionais. Sob esse prisma, o trabalho ora apresentado parte de estudos bibliográficos e documentais, de acompanhamento técnico e pedagógico no âmbito da gestão educacional, nas escolas que ofertam a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Rio Largo/AL. Tem como objetivo apresentar a realidade educacional, concernente à gestão escolar, relacionada à participação do público que demanda a modalidade e sua participação nos Conselhos Escolares e Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). Partindo da temática em tela: “Gestão e EJA”, o desenvolvimento da trabalho visou esclarecer como a modalidade educacional vem sendo tratada pelas equipes gestoras das unidades escolares do município. Essa, por sua vez, desdobrou-se em especificidades como: a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) e a participação dos jovens e adultos nos conselhos escolares. Os estudos de Paro (1996), Lück (2002), Cury (2000), Pazetto; Whittman (1999), entre outros, foram usados como referencial teórico para subsidiar a análise, visto que esses autores, ao contrário da visão restrita e burocratizada de administração escolar, afirmam que a gestão escolar deve passar a ser compreendida como mecanismo coletivo de tomada de decisões pelos diversos atores sociais que compõem o cenário escolar.

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