Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BIOTESTANDO: PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA ZOOLOGIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 90017
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3402
    "inscrito_id" => 15075
    "titulo" => "BIOTESTANDO: PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA ZOOLOGIA"
    "resumo" => "O modo de ensinar está em constante mudança, principalmente com a chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que vem se mostrando um recurso indispensável no processo de ensino de crianças e Jovens que já possuem certa intimidade com a tecnologia e são conhecidos pela literatura como os “Nativos Digitais” do século XXI. Apesar de ser de fácil acesso, as mídias digitais ainda são vistas como um “Bicho de Sete cabeças” por professores que ainda utilizam a mesma linguagem metodológica tradicional para ministrar suas aulas. Com o ensino da biologia, mais especificamente da zoologia não é diferente. Por ser um conteúdo rico em informações e termos científicos, por vezes, ela é apresentada de maneira cansativa e sem pretensão. Afim de investigar um modo alternativo de apresentar o conteúdo zoológico, e ainda inserir as TICs na metodologia de ensino, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem de alunos de 2° ano do ensino médio sobre os principais tópicos relacionados a zoologia, através da utilização da mídia digital Podcast. Os resultados foram obtidos por meio de questionários repassados aos alunos ouvintes do podcast BioTestanto que indicaram potencialidade na utilização das mídias digitais como recursos disseminadores de conteúdos científicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15075_TB3402_17082022165206.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIO FRÓES DE SÁ"
    "autor_nome_curto" => "FRÓES"
    "autor_email" => "julio.froes@acad.ifma.edu"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 90017
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 3402
    "inscrito_id" => 15075
    "titulo" => "BIOTESTANDO: PODCAST COMO FERRAMENTA DE ENSINO DA ZOOLOGIA"
    "resumo" => "O modo de ensinar está em constante mudança, principalmente com a chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que vem se mostrando um recurso indispensável no processo de ensino de crianças e Jovens que já possuem certa intimidade com a tecnologia e são conhecidos pela literatura como os “Nativos Digitais” do século XXI. Apesar de ser de fácil acesso, as mídias digitais ainda são vistas como um “Bicho de Sete cabeças” por professores que ainda utilizam a mesma linguagem metodológica tradicional para ministrar suas aulas. Com o ensino da biologia, mais especificamente da zoologia não é diferente. Por ser um conteúdo rico em informações e termos científicos, por vezes, ela é apresentada de maneira cansativa e sem pretensão. Afim de investigar um modo alternativo de apresentar o conteúdo zoológico, e ainda inserir as TICs na metodologia de ensino, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem de alunos de 2° ano do ensino médio sobre os principais tópicos relacionados a zoologia, através da utilização da mídia digital Podcast. Os resultados foram obtidos por meio de questionários repassados aos alunos ouvintes do podcast BioTestanto que indicaram potencialidade na utilização das mídias digitais como recursos disseminadores de conteúdos científicos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID15075_TB3402_17082022165206.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIO FRÓES DE SÁ"
    "autor_nome_curto" => "FRÓES"
    "autor_email" => "julio.froes@acad.ifma.edu"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O modo de ensinar está em constante mudança, principalmente com a chegada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), que vem se mostrando um recurso indispensável no processo de ensino de crianças e Jovens que já possuem certa intimidade com a tecnologia e são conhecidos pela literatura como os “Nativos Digitais” do século XXI. Apesar de ser de fácil acesso, as mídias digitais ainda são vistas como um “Bicho de Sete cabeças” por professores que ainda utilizam a mesma linguagem metodológica tradicional para ministrar suas aulas. Com o ensino da biologia, mais especificamente da zoologia não é diferente. Por ser um conteúdo rico em informações e termos científicos, por vezes, ela é apresentada de maneira cansativa e sem pretensão. Afim de investigar um modo alternativo de apresentar o conteúdo zoológico, e ainda inserir as TICs na metodologia de ensino, este trabalho tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem de alunos de 2° ano do ensino médio sobre os principais tópicos relacionados a zoologia, através da utilização da mídia digital Podcast. Os resultados foram obtidos por meio de questionários repassados aos alunos ouvintes do podcast BioTestanto que indicaram potencialidade na utilização das mídias digitais como recursos disseminadores de conteúdos científicos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.