O processo de ensino e aprendizagem é composto por várias etapas e em cada uma delas faz-se necessário realizar a avaliação da aprendizagem a fim de verificar o que os estudantes compreenderam sobre determinada fase e também a eficácia dos métodos utilizados. No entanto, o método tradicional de avaliação que se restringe muitas vezes no questionário e decoreba causa insatisfação e deixa o processo enfadonho para os alunos. O presente trabalho tem como objetivo geral: refletir sobre o processo avaliativo a partir de uma revisão bibliográfica e como objetivos específicos: conceituar avaliação da aprendizagem, apresentar o processo avaliativo nas pesquisas encontradas, discutir a importância de renovar as práticas avaliativas. A metodologia deste trabalho possui uma abordagem qualitativa e, como mencionado nos objetivos, apresenta como tipo de pesquisa a revisão bibliográfica. O período de pesquisa ocorreu no mês de agosto de 2022. Foram utilizados sites de busca como google acadêmico, SCIELO, revistas e material impresso do acervo dos autores. Foram selecionados textos com palavras-chave como avaliação, práticas pedagógicas, metodologias, reflexão, entre outras. Em síntese, concluiu-se que ainda é predominante a prática avaliativa tradicional de questionários, porém alguns professores aos poucos buscam renovar a prática de ensino. É importante destacar que a avaliação precisa ser continua e formativa e jamais deve ser encarada como um castigo ou punição para os estudantes.