Com o intuito de que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de maneira eficiente é necessário que os docentes sejam habilitados a investir em novas metodologias de ensino, introduzindo aulas lúdicas, como a música, a cultura entre outras diversas formas, que seja coerente para alunos com algum tipo de deficiência, como exemplo os surdos, dentre outros. O presente trabalho refere-se a um pré-projeto de pesquisa executado com a finalidade de compor a terceira nota avaliativa da disciplina de Avaliação da Aprendizagem do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Piauí, esse trabalho realizou-se na Escola Municipal José Francisco Dutra na Cidade de Floriano-PI com uma professora de Ciências do 7º ano do ensino fundamental da referida escola, onde a mesma relata suas experiências e vivencias em sala descrevendo a sua forma de avaliação com o aluno surdo. O tipo de metodologia utilizada foi a qualitativa mediante a aplicação da técnica de coleta de dados através de um questionário de análise em que a professora pôde falar sobre a forma de avaliação inclusão e seu método de aprendizagem para banir a exclusão, em sequência evitando a evasão de alunos com deficiência, visando compreender quanto é importante saber Libras a Língua Brasileira de Sinais, pois logo seremos professores e podemos nos deparar com inúmeras convivências escolares. No âmbito escolar do surdo a convivência com outras crianças traz melhorias para o seu crescimento educacional. De acordo com a docente o aluno busca interagir normalmente com os outros colegas da classe, onde há diversas diferenças, porém todas são respeitadas, pois, não há exclusão por se tratar de uma deficiência.