Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA DIVULGAÇÃO DE CONCEITOS DE IMUNOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DO IMUNOENSINANDO DA UFRRJ

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O aparecimento de novas doenças infecciosas trouxe à tona a urgência e a importância do esclarecimento de dados científicos, sobre as formas eficazes de controle e prevenção de doenças. Nesse contexto, a Imunologia é uma Ciência que contribui para o desenvolvimento de estratégias, que mais impactaram a saúde pública. A ascensão dos movimentos anti-ciência trouxe um alerta sobre a potencial crise da saúde pública. Por esse motivo, os cientistas se viram em um confronto com parcela da sociedade, que insiste em mistificar a ciência. Somado a isso, o relatório do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) de 2018 mostrou que o Brasil está estagnado desde 2009, se comparado com outros 78 países. O PISA revelou que 55% não possuem nível básico em Ciência, são incapazes de compreender textos, resolver cálculos e questões científicas simples. O objetivo do projeto de extensão ImunoEnsinando, é diminuir esse abismo entre a sociedade e academia, e levar conhecimento acadêmico-científico a sociedade, de forma acessível, dinâmica, lúdica através de ensinamentos básicos de imunologia fazendo correlação com o cenário atual. Assim, criamos um perfil no instagram em outubro de 2021. Os dados mostram que a página possui até o momento 497 seguidores e houve um aumento da interação com conteúdo publicado de 125,17% em março/ 2022 comparado a outubro/ 2021 e alcança principalmente o público jovem, visto que 40% têm entre 18-24 anos. Temos como perspectivas realizar inserções em escolas públicas do ensino médio, e com isso estimular a curiosidade dos jovens sobre Ciência.

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