Este trabalho é fruto de uma escrita conjunta sobre a prática pedagógica voltada para as questões de Gênero e Sexualidade na formação de professores do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri – URCA, disciplina de Instrumentação para Docência no Ensino Fundamental, terceiro período do curso, ano de 2018. Para isso, utilizou-se da abordagem qualitativa do tipo relato de experiência para evidenciar as experiências formativas dos graduandos sobre as questões de gênero e sexualidade. Durante a realização da prática, vivenciada de forma presencial, foi realizado debates a partir da utilização de figuras, com representação da construção social do gênero e sexualidade, formas de prevenção de ISTs, sexo seguro e frases sobre como esses aspectos tendem a influenciar o desenvolvimento dos indivíduos. A prática propunha a montagem do “Varal da Prevenção”. Na oportunidade, foram montados e entregues aos discentes kits preservativos. Embora a participação tenha sido satisfatória, os relatos evidenciam que as perspectivas a respeito de trabalhar sexualidade e gênero na escola ainda são consideradas uma problemática que sofre influências familiares, caracterizando como assunto tabu. Os participantes ressaltam a importância do desenvolvimento de programas educativos que problematizem as discussões biológicas relacionadas com as questões de sexualidade e gênero, assim como, contribua com orientações junto às famílias. Destacam ainda a importância da inserção das questões relacionadas à sexualidade e gênero no currículo da licenciatura de forma a potencializar a formação de professores de Ciências Biológicas. Dessa forma, conclui-se que práticas desenvolvidas como esta, proposta pela disciplina de Instrumentação para Docência no Ensino Fundamental, são importantes para a construção das identidades de professores sensíveis e humanos, capacita os professores para enfrentar os desafios relacionados às questões de gênero e sexualidade nas escolas, e contribui com a proposição de aulas significativas, críticas, reflexivas, dinâmicas e inovadoras.