OS IMPACTOS DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, PE.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90341 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3941 "inscrito_id" => 16719 "titulo" => "OS IMPACTOS DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, PE." "resumo" => "O presente trabalho visa trazer à tona discussões em relação a importância da Libras no âmbito escolar, tendo em vista a necessidade de termos uma escola para todos os indivíduos, independente de algum transtorno e/ou deficiência. A escola é, sem dúvida, um ambiente propício para que a Libras possa ser trabalhada e traga benefícios para os demais setores da sociedade. Assim, buscou-se identificar os impactos da Libras enquanto disciplina regular nos anos finais do Ensino Fundamental através de reflexões acerca da interação dos discentes com a Libras, dos professores e discente surdo; da análise dos níveis de formação profissional dos professores e do reconhecimento das dificuldades destes profissionais, tanto nas disciplinas gerais quanto na disciplina de Libras. A investigação possui um caráter descritivo e exploratório, alinhada a uma abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa empírica que ocorreu numa escola da rede privada do município da Vitória de Santo Antão, Pernambuco. No tocante aos resultados iniciais do estudo, podemos destacar: a maior visibilidade da Libras; a interação dos alunos ouvintes e surdos; o estímulo de alunos ouvintes e professores a apreenderem a Libras; e a constituição de características de uma instituição inclusiva que fomenta o bilinguismo não só para o aluno surdo como também aos discentes ouvintes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16719_TB3941_29112022201827.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO" "autor_email" => "sergiolimaeducacao@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90341 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3941 "inscrito_id" => 16719 "titulo" => "OS IMPACTOS DO ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS ENQUANTO COMPONENTE CURRICULAR NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PRIVADA DO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO, PE." "resumo" => "O presente trabalho visa trazer à tona discussões em relação a importância da Libras no âmbito escolar, tendo em vista a necessidade de termos uma escola para todos os indivíduos, independente de algum transtorno e/ou deficiência. A escola é, sem dúvida, um ambiente propício para que a Libras possa ser trabalhada e traga benefícios para os demais setores da sociedade. Assim, buscou-se identificar os impactos da Libras enquanto disciplina regular nos anos finais do Ensino Fundamental através de reflexões acerca da interação dos discentes com a Libras, dos professores e discente surdo; da análise dos níveis de formação profissional dos professores e do reconhecimento das dificuldades destes profissionais, tanto nas disciplinas gerais quanto na disciplina de Libras. A investigação possui um caráter descritivo e exploratório, alinhada a uma abordagem qualitativa. Trata-se de uma pesquisa empírica que ocorreu numa escola da rede privada do município da Vitória de Santo Antão, Pernambuco. No tocante aos resultados iniciais do estudo, podemos destacar: a maior visibilidade da Libras; a interação dos alunos ouvintes e surdos; o estímulo de alunos ouvintes e professores a apreenderem a Libras; e a constituição de características de uma instituição inclusiva que fomenta o bilinguismo não só para o aluno surdo como também aos discentes ouvintes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID16719_TB3941_29112022201827.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO DE LIMA SANTOS" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO" "autor_email" => "sergiolimaeducacao@gmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }