O trabalho buscar discutir os desafios enfrentados por docentes para realizar as aulas no ensino remoto emergencial em Codó e Timbiras, no estado do Maranhão. Tendo em vista que o período pandêmico trouxe mudanças na sociedade e na educação, houve a necessidade dos docentes se adequarem ao novo formato de ensino exigido em decorrência do covid-19. O contexto pandêmico revelou que a escola era formada por professores que não sabem fazer o uso pedagógico da tecnologia digitais da informação e comunicação-TDIC. Isso é grave, tendo em vista que essas ferramentas digitais se tornaram essenciais para o desenvolvimento das atividades escolares nesse período. Sendo que nos municípios de Codó-MA e Timbiras as secretárias municipais de educação não realizaram formação voltada à inserção das TDIC no ensino remoto emergencial. Os autores usados na pesquisa: Braga et. al. (2021), Costa (2021), Kenski (2020), Moran (2003), Neves (2020), Santos (2021), Schuartz e Sarmento (2021), Trindade et. al. (2021) e Watanabe (2020). Diante disso, surge o questionamento sobre quais os desafios os professores vivenciaram para lecionar usando as TDIC durante o ensino remoto emergencial. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi elaborado um questionário online no Google forms com cinco perguntas abertas direcionada aos professores que lecionaram no ensino remoto emergencial nos municípios de Codó e Timbiras, estado do Maranhão. Os professores relatam que tiveram dificuldade para usar TDIC tanto por não terem domínio de como utilizar, assim como alguns estudantes não conseguiam acesso a internet e ao celular para participar do grupo do WhatsApp e por isso trabalhavam com atividades fotocopiadas entregue na escola e na zona rural na casa do estudante e destinada um dia da semana para ficar na escola para sanar dúvidas dos estudantes que não tinha conexão com a internet.