OS DESAFIOS DA INSERÇÃO DA TDIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CODÓ-MA E TIMBIRAS-MA
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89708 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3036 "inscrito_id" => 12604 "titulo" => "OS DESAFIOS DA INSERÇÃO DA TDIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CODÓ-MA E TIMBIRAS-MA" "resumo" => "O trabalho buscar discutir os desafios enfrentados por docentes para realizar as aulas no ensino remoto emergencial em Codó e Timbiras, no estado do Maranhão. Tendo em vista que o período pandêmico trouxe mudanças na sociedade e na educação, houve a necessidade dos docentes se adequarem ao novo formato de ensino exigido em decorrência do covid-19. O contexto pandêmico revelou que a escola era formada por professores que não sabem fazer o uso pedagógico da tecnologia digitais da informação e comunicação-TDIC. Isso é grave, tendo em vista que essas ferramentas digitais se tornaram essenciais para o desenvolvimento das atividades escolares nesse período. Sendo que nos municípios de Codó-MA e Timbiras as secretárias municipais de educação não realizaram formação voltada à inserção das TDIC no ensino remoto emergencial. Os autores usados na pesquisa: Braga et. al. (2021), Costa (2021), Kenski (2020), Moran (2003), Neves (2020), Santos (2021), Schuartz e Sarmento (2021), Trindade et. al. (2021) e Watanabe (2020). Diante disso, surge o questionamento sobre quais os desafios os professores vivenciaram para lecionar usando as TDIC durante o ensino remoto emergencial. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi elaborado um questionário online no Google forms com cinco perguntas abertas direcionada aos professores que lecionaram no ensino remoto emergencial nos municípios de Codó e Timbiras, estado do Maranhão. Os professores relatam que tiveram dificuldade para usar TDIC tanto por não terem domínio de como utilizar, assim como alguns estudantes não conseguiam acesso a internet e ao celular para participar do grupo do WhatsApp e por isso trabalhavam com atividades fotocopiadas entregue na escola e na zona rural na casa do estudante e destinada um dia da semana para ficar na escola para sanar dúvidas dos estudantes que não tinha conexão com a internet." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12604_TB3036_28112022131255.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA" "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89708 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3036 "inscrito_id" => 12604 "titulo" => "OS DESAFIOS DA INSERÇÃO DA TDIC NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE PROFESSORES DE CODÓ-MA E TIMBIRAS-MA" "resumo" => "O trabalho buscar discutir os desafios enfrentados por docentes para realizar as aulas no ensino remoto emergencial em Codó e Timbiras, no estado do Maranhão. Tendo em vista que o período pandêmico trouxe mudanças na sociedade e na educação, houve a necessidade dos docentes se adequarem ao novo formato de ensino exigido em decorrência do covid-19. O contexto pandêmico revelou que a escola era formada por professores que não sabem fazer o uso pedagógico da tecnologia digitais da informação e comunicação-TDIC. Isso é grave, tendo em vista que essas ferramentas digitais se tornaram essenciais para o desenvolvimento das atividades escolares nesse período. Sendo que nos municípios de Codó-MA e Timbiras as secretárias municipais de educação não realizaram formação voltada à inserção das TDIC no ensino remoto emergencial. Os autores usados na pesquisa: Braga et. al. (2021), Costa (2021), Kenski (2020), Moran (2003), Neves (2020), Santos (2021), Schuartz e Sarmento (2021), Trindade et. al. (2021) e Watanabe (2020). Diante disso, surge o questionamento sobre quais os desafios os professores vivenciaram para lecionar usando as TDIC durante o ensino remoto emergencial. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi elaborado um questionário online no Google forms com cinco perguntas abertas direcionada aos professores que lecionaram no ensino remoto emergencial nos municípios de Codó e Timbiras, estado do Maranhão. Os professores relatam que tiveram dificuldade para usar TDIC tanto por não terem domínio de como utilizar, assim como alguns estudantes não conseguiam acesso a internet e ao celular para participar do grupo do WhatsApp e por isso trabalhavam com atividades fotocopiadas entregue na escola e na zona rural na casa do estudante e destinada um dia da semana para ficar na escola para sanar dúvidas dos estudantes que não tinha conexão com a internet." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD4_ID12604_TB3036_28112022131255.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA NAYARA OLIVEIRA TORRES" "autor_nome_curto" => "NAYARA OLIVEIRA" "autor_email" => "oliveiratorresnayara@gmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }