O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de campo realizada na disciplina Alfabetização do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Piauí, teve o intuito de verificar as relações da criança com a escrita, para tanto, observamos em qual nível as crianças se encontravam, a partir da teoria de Emília e Ana Teberosky. A pesquisa foi realizada com 3 crianças do meio familia das estudantes, da rede pública no município de Teresina-PI, foram utilizados recursos linguísticos para a sondagem das crianças, a fim de contextualizar o momento. O aporte teórico da pesquisa foi Emília Ferreiro e Ana Teberosky (2012), Artur Gomes de Morais (2012) e Eliana Borges Correia de Albuquerque (2007) sendo essencial para a fundamentação do estudo. Portanto, foi constatado que a primeira criança encontra-se em momento de descoberta, estar começando a ter um contato com as letras, e ainda, não sabe o que elas representam. A segunda e a terceira criança possuem um conhecimento do Sistema de Escrita Alfabética (SEA) e estão em um processo satisfatório e logo as questões ortográficas serão sanadas. Por fim, com esse trabalho foi possível constatar que as crianças para se apropriar deste instrumento precisam vivenciar este processo, tendo, assim, oportunidade de evoluir neste percurso, passando de um nível para o outro a partir de estímulos compatíveis com as suas necessidades cognitivas.