O presente artigo resulta de estudos desenvolvidos no Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia e Trabalho (NECTTRA) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, insere-se no campo das discussões sobre políticas públicas educacionais, articulando a educação profissional e a educação especial, tem como objetivo conhecer a Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva no âmbito da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT), destacando o Programa TEC NEP – Educação, Tecnologia e Profissionalização para Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais – NEE e situando a realidade do IFRN. O estudo foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando a combinação da pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados revelam o processo de implantação da política de educação especial inclusiva na REFEPCT, demonstrando que ela foi tardia e desigual e que, na contemporaneidade, se revela como um campo de luta e de conquistas.