A UTILIZAÇÃO DO JOGO BINI ABC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89335 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2600 "inscrito_id" => 7439 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO JOGO BINI ABC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo relacionado a utilização de recursos tecnológicos na alfabetização de alunos com necessidades educacionais especiais(ANEE). A fase da alfabetização é de suma importância, como também é uma fase complexa que requer esforços e inúmeras ferramentas e metodologias para que o objetivo da alfabetização seja alcançado. Para isso, uma ferramenta que torne prazerosa e significativa essa fase facilita no processo de ensino e aprendizagem. A utilização de tablet com jogos educativos se tornou presente após o período da pandemia, assim, os recursos tecnológicos se tornaram uma opção em sala de aula. Esse trabalho foi realizado em sala de aula com um ANEE, que após a pandemia, adquiriu ansiedade, que fez com que dificultasse ainda mais no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Primeiramente foi realizado o diagnóstico de aprendizagem, para que houvesse o planejamento das metodologias e ferramentas que seriam utilizadas, após isso, foi pesquisado jogos voltados para a alfabetização, sendo o principal o Bini ABC. Esse jogo tem todas as letras do alfabeto, onde cada letra tem cinco mini jogos. No primeiro mini jogo o aluno deve reconhecer a letra que está sendo estudada, assim como no segundo. No terceiro jogo, há uma palavra e um desenho em que o nome inicia com aquela letra, ele monta o desenho e ouve a leitura da palavra. No quarto jogo, ele tem que apenas encaixar o desenho estudado na sombra que aparece, e no último jogo, ele irá finalizar reconhecendo a letra da vez. Após a utilização do jogo, era realizada atividade impressa para auxiliar na fixação. Com isso, foi perceptível o desenvolvimento do aluno, relacionado ao alfabeto, conseguindo reconhecer algumas letras do alfabeto. Espera-se que até o final do ano ele reconheça todas as letras e as sílabas simples." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID7439_TB2600_08082022104255.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUBIA INGRIND CIPRIANO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LÚBIA I. C. DOS SANTOS" "autor_email" => "lubia.ingrind@gmail.com" "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89335 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2600 "inscrito_id" => 7439 "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DO JOGO BINI ABC NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo relacionado a utilização de recursos tecnológicos na alfabetização de alunos com necessidades educacionais especiais(ANEE). A fase da alfabetização é de suma importância, como também é uma fase complexa que requer esforços e inúmeras ferramentas e metodologias para que o objetivo da alfabetização seja alcançado. Para isso, uma ferramenta que torne prazerosa e significativa essa fase facilita no processo de ensino e aprendizagem. A utilização de tablet com jogos educativos se tornou presente após o período da pandemia, assim, os recursos tecnológicos se tornaram uma opção em sala de aula. Esse trabalho foi realizado em sala de aula com um ANEE, que após a pandemia, adquiriu ansiedade, que fez com que dificultasse ainda mais no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Primeiramente foi realizado o diagnóstico de aprendizagem, para que houvesse o planejamento das metodologias e ferramentas que seriam utilizadas, após isso, foi pesquisado jogos voltados para a alfabetização, sendo o principal o Bini ABC. Esse jogo tem todas as letras do alfabeto, onde cada letra tem cinco mini jogos. No primeiro mini jogo o aluno deve reconhecer a letra que está sendo estudada, assim como no segundo. No terceiro jogo, há uma palavra e um desenho em que o nome inicia com aquela letra, ele monta o desenho e ouve a leitura da palavra. No quarto jogo, ele tem que apenas encaixar o desenho estudado na sombra que aparece, e no último jogo, ele irá finalizar reconhecendo a letra da vez. Após a utilização do jogo, era realizada atividade impressa para auxiliar na fixação. Com isso, foi perceptível o desenvolvimento do aluno, relacionado ao alfabeto, conseguindo reconhecer algumas letras do alfabeto. Espera-se que até o final do ano ele reconheça todas as letras e as sílabas simples." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID7439_TB2600_08082022104255.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUBIA INGRIND CIPRIANO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "LÚBIA I. C. DOS SANTOS" "autor_email" => "lubia.ingrind@gmail.com" "autor_ies" => "UNINTER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }