Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RELATO DE EXPERIÊNCIA DA ELABORAÇÃO DO CURSO MOOC “EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRIMEIROS PASSOS”

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A mediação tecnológica tem sido utilizada na oferta de diversos cursos de curta duração, o cenário da pandemia impulsionou várias instituições de ensino para que fizessem uma readequação em sua maneira de mediar o processo de ensino e aprendizagem, fazendo uso principalmente das ferramentas pedagógicas digitais. Apresentamos uma experiência de duas professoras conteudistas na criação de um curso da modalidade MOOC (Massive Open Online Course) sobre Educação Inclusiva. A proposta deste curso foi selecionada por meio do edital do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) número 15/2021/REIT - CGAB/IFRO, de 15 de dezembro de 2021, que visou selecionar propostas internas e externas para inserção na plataforma MOOC. A metodologia do curso foi pautada no Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) e na metodologia ativa, dividido em 4 módulos, totalizando 40 horas. Todo o processo de elaboração do conteúdo (imagens, vídeos, áudios) foi criteriosamente avaliado por uma comissão de três professores do referido edital. O público-alvo foram os professores, estudantes, membros do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) e comunidade externa. O referencial teórico-metodológico foi baseado em Carvalho (2004), Mantoan (2003), Perrenoud (2001) e Lopes (2007), utilizando-se a pesquisa descritiva. Os resultados mostraram que o curso MOOC “Educação Inclusiva: Primeiros Passos” foi elaborado com base na identificação das necessidades de formação de profissionais que atuam ou pretendem atuar com alunos com deficiência atendidos pelo NAPNE do IFRO Campus Porto Velho Calama, com a hipótese de que quanto mais preparados e sensíveis estiverem estes profissionais, maior é a possibilidade de o aluno com deficiência concluir seus estudos. A metodologia do curso propiciou o desenvolvimento profissional de educadores que atuam em diferentes níveis e modalidades de ensino com vistas a desenvolver práticas pedagógicas exitosas que superem desafios do processo educacional inclusivo.

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