Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CAPOEIRA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89450
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2733
    "inscrito_id" => 14047
    "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CAPOEIRA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem como objetivo aproximar futuros professores do cotidiano escolar (observação e intervenção pedagógica). O objetivo deste estudo é apresentar um relato de experiência sobre prática pedagógica do conteúdo capoeira nas aulas de Educação Física. Participaram oito bolsistas do Pibid Educação Física, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e a professora supervisora, da rede municipal de São José (SC). A experiência envolveu planejamento, organização, execução e avaliação de uma videoaula e materiais de apoio, para turmas de anos iniciais do ensino fundamental, abordando-se contexto histórico, social e cultural, curiosidades, musicalidade e movimentos básicos da capoeira. Por estarem vivenciando o ensino on-line, os bolsistas não tiveram contato direto com os alunos da Educação Básica. Assim, a supervisora apresentou a videoaula e desenvolveu as atividades previstas no material de apoio, com estudantes que participavam de forma presencial das aulas e enviou, pela plataforma utilizada pela escola, os materiais aos alunos que permaneciam no ensino on-line. Foi utilizada a plataforma Jamboard, para avaliar a experiência, a partir de reflexões dos bolsistas. A supervisora, nos encontros on-line, apresentou em fotos e vídeos as atividades desenvolvidas e relatou os feedbacks dos alunos da escola. A experiência foi considerada desafiadora e relevante, oportunizando o desenvolvimento de competências profissionais. Foi apontado como positivo o aprendizado da edição de videoaula e a importância que o conteúdo Capoeira exerce em nosso país. A supervisora relatou que os alunos se envolveram e avaliaram positivamente a experiência, contribuindo com discussões, pois alguns de seus familiares eram praticantes de capoeira. A experiência contribuiu para aprimoramento pedagógico, ao tratar de conteúdo e estratégia de ensino que os bolsistas não tinham domínio, precisando estes ampliar seus conhecimentos e habilidades para a efetivação da prática pedagógica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "63a06f1bb0cb8_19122022110307.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => "2022-12-19 11:03:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL MACEDO"
    "autor_email" => "gabrielmacedo81@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89450
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2733
    "inscrito_id" => 14047
    "titulo" => "PRÁTICA PEDAGÓGICA NO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A CAPOEIRA"
    "resumo" => "O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem como objetivo aproximar futuros professores do cotidiano escolar (observação e intervenção pedagógica). O objetivo deste estudo é apresentar um relato de experiência sobre prática pedagógica do conteúdo capoeira nas aulas de Educação Física. Participaram oito bolsistas do Pibid Educação Física, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e a professora supervisora, da rede municipal de São José (SC). A experiência envolveu planejamento, organização, execução e avaliação de uma videoaula e materiais de apoio, para turmas de anos iniciais do ensino fundamental, abordando-se contexto histórico, social e cultural, curiosidades, musicalidade e movimentos básicos da capoeira. Por estarem vivenciando o ensino on-line, os bolsistas não tiveram contato direto com os alunos da Educação Básica. Assim, a supervisora apresentou a videoaula e desenvolveu as atividades previstas no material de apoio, com estudantes que participavam de forma presencial das aulas e enviou, pela plataforma utilizada pela escola, os materiais aos alunos que permaneciam no ensino on-line. Foi utilizada a plataforma Jamboard, para avaliar a experiência, a partir de reflexões dos bolsistas. A supervisora, nos encontros on-line, apresentou em fotos e vídeos as atividades desenvolvidas e relatou os feedbacks dos alunos da escola. A experiência foi considerada desafiadora e relevante, oportunizando o desenvolvimento de competências profissionais. Foi apontado como positivo o aprendizado da edição de videoaula e a importância que o conteúdo Capoeira exerce em nosso país. A supervisora relatou que os alunos se envolveram e avaliaram positivamente a experiência, contribuindo com discussões, pois alguns de seus familiares eram praticantes de capoeira. A experiência contribuiu para aprimoramento pedagógico, ao tratar de conteúdo e estratégia de ensino que os bolsistas não tinham domínio, precisando estes ampliar seus conhecimentos e habilidades para a efetivação da prática pedagógica."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "63a06f1bb0cb8_19122022110307.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => "2022-12-19 11:03:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL MACEDO"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL MACEDO"
    "autor_email" => "gabrielmacedo81@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) tem como objetivo aproximar futuros professores do cotidiano escolar (observação e intervenção pedagógica). O objetivo deste estudo é apresentar um relato de experiência sobre prática pedagógica do conteúdo capoeira nas aulas de Educação Física. Participaram oito bolsistas do Pibid Educação Física, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e a professora supervisora, da rede municipal de São José (SC). A experiência envolveu planejamento, organização, execução e avaliação de uma videoaula e materiais de apoio, para turmas de anos iniciais do ensino fundamental, abordando-se contexto histórico, social e cultural, curiosidades, musicalidade e movimentos básicos da capoeira. Por estarem vivenciando o ensino on-line, os bolsistas não tiveram contato direto com os alunos da Educação Básica. Assim, a supervisora apresentou a videoaula e desenvolveu as atividades previstas no material de apoio, com estudantes que participavam de forma presencial das aulas e enviou, pela plataforma utilizada pela escola, os materiais aos alunos que permaneciam no ensino on-line. Foi utilizada a plataforma Jamboard, para avaliar a experiência, a partir de reflexões dos bolsistas. A supervisora, nos encontros on-line, apresentou em fotos e vídeos as atividades desenvolvidas e relatou os feedbacks dos alunos da escola. A experiência foi considerada desafiadora e relevante, oportunizando o desenvolvimento de competências profissionais. Foi apontado como positivo o aprendizado da edição de videoaula e a importância que o conteúdo Capoeira exerce em nosso país. A supervisora relatou que os alunos se envolveram e avaliaram positivamente a experiência, contribuindo com discussões, pois alguns de seus familiares eram praticantes de capoeira. A experiência contribuiu para aprimoramento pedagógico, ao tratar de conteúdo e estratégia de ensino que os bolsistas não tinham domínio, precisando estes ampliar seus conhecimentos e habilidades para a efetivação da prática pedagógica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.