A crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental e a necessidade da extração dos recursos minerais para atender a demanda da sociedade moderna torna-se necessário um trabalho de conscientização nas escolas sobre o uso sustentável dos recursos minerais e preservação ambiental. No mundo tecnológico atual é cada vez mais difundido o uso de metodologias capazes de dinamizar o ensino e aprendizado, dessa forma o trabalho tem como objetivo a construção de uma caixa de areia para uso de realidade aumentada no curso técnico em mineração no IFRN Campus Avançado Parelhas. O curso em mineração apresenta componentes que podem ser ensinadas utilizando a realidade aumentada e dessa forma incentivar a participação interativa dos alunos ao conteúdo. Diante toda estrutura do trabalho foi observado o quanto a dinâmica da Caixa de Areia é importante, neste caso, a analogia foi referente a disciplinas de caráter prático no curso de mineração e o recurso de utilizar um material interativo para favorecer a compreensão do discente. A interface pode permitir que o aprendiz explore de forma mais ampla o material educacional digital, através de uma interatividade ativa e sensorial. Diversas e acessíveis são as possibilidades do uso da Caixa de Areia. O esperado é proporcionar o conhecimento de forma usual e complacente.