Este trabalho investigou o ensino multisseriado no município de Campos Sales objetivando explorar e desvendar as dicotomias vividas naquela realidade educacional. O funcionamento de escolas ou salas de aula multisseriadas ainda integra a educação brasileira, ocorrendo com mais frequência nas áreas rurais. O estudo baseou-se nos referenciais da pesquisa qualitativa, apoiado em estudo documental, bibliográfico – inventário de produções acadêmicas da pós-graduação e em outros estudos disponibilizados em bases de dados, coleta de narrativas de docentes envolvidos na multiseriação, contando ainda, com as contribuições de estudos desenvolvidos por Hage (2006), Mazzotti (1991), Saviani (2013), Jacomeli (2017), Ferri (1994), Freire (1979), Ribeiro (2007), Brasil (2007), dentre outros. As principais reflexões produzidas pela pesquisa apresentam análises sobre o tema na realidade investigada, destacando o direito à educação, educação no campo, regulamentação normativa definidas em documentos de política e gestão da educação. Na conclusão, apresenta inconsistências e lacunas em relação ao processo de ensino e aprendizagem nas escolas com salas de aula multisseriadas, no município em estudo, marcadamente denunciadas pelos educadores em suas narrativas, as quais parecem indicar que o tema abordado no estudo representa uma oferta improvisada ou arranjada, de qualidade duvidosa, apenas para cumprir determinações legais quanto a garantia da escolarização em áreas rurais.