Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS INTEGRADORAS DE GESTÃO ESCOLAR NO ESTADO DO AMAZONAS

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esse artigo traz reflexões sobre algumas práticas integradoras de gestão escolar desenvolvidas na rede pública do estado do Amazonas. Trata-se de um trabalho de conclusão do curso de especialização em Gestão Escolar, da Faculdade Interativa de São Paulo. A investigação parte da seguinte indagação: quais os reflexos do compartilhamento de práticas exitosas de gestão escolar no cotidiano dos gestores que atuam na rede estadual de educação do Amazonas? Tem-se como objetivo refletir acerca dos impactos oriundos do compartilhamento de práticas exitosas de gestão na atuação dos gestores escolares. Os objetivos específicos visam contextualizar a realização do 12º Encontro de Gestores do Estado do Amazonas; apresentar as práticas integradoras de êxito no contexto da gestão escolar no amazonas e discutir sobre os impactos da troca de experiências entre os gestores e seu reflexo no cotidiano escolar. O amparo teórico e metodológico tem como base os estudos Pós-críticos em Educação, a partir de autores que transitam entre os campos de prefixos “Pós” trazidos por Meyer e Paraíso (2012), com uma abordagem qualitativa. A produção de dados se deu a partir de um estudo bibliográfico e documental, além de análise de arquivos audiovisuais publicados pela Secretaria de Educação e Desporto do Amazonas. Os resultados encontrados apontam que as práticas de gestão compartilhadas no 12º Encontro de Gestores, realizado em abril de 2022, revelam uma preocupação com indicadores estatísticos, como aprovação, reprovação e evasão escolar, mas deixam lacunas em relação aos aspectos sociais, culturais e/ou emocionais.

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