Sabendo que a literatura está em todo lugar e em todos os níveis da sociedade, e que o ensino da literatura expressa a realidade de cada sociedade, o qual a sua manifestação não se limita a classe e nem a um tempo histórico, mas sim a toda forma de expressão artística surge a importância do letramento literário. O presente estudo investigativo tem prospecta em ressaltar a importância do processo de letramento literário na prática metodológica nas aulas voltadas a educação e jovens e adultos- EJA. O atual estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de cunho teórico, baseado em alguns artigos e periódicos que abordam a relevância que o ensino desta disciplina tem na sociedade. Diante disso, a proposta da temática é o letramento literário e a utilização dessa metodologia como ferramenta é de suma importância, não apenas por constituir um instrumento no processo de ensino aprendizagem, mas também, por propiciar a esses sujeitos a capacidade crítica em relação aos seus direitos e deveres perante o meio social. Esses direitos e deveres vão desde o mercado de trabalho, como também sua posição perante a sociedade. Diante do exposto, o processo de letramento literário permite proporcionar o sujeito da EJA a se tornarem leitores assíduos, além de poderem (re) construir seu posicionamento crítico na sociedade.