PRÁTICAS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA: CONHECENDO REALIDADES.
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89544 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2842 "inscrito_id" => 8517 "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA: CONHECENDO REALIDADES." "resumo" => "O desenvolvimento deste trabalho, apresenta um recorte de uma pesquisa de campo realizada no período compreendido entre abril e agosto do ano de 2021, com o objetivo de investigar a real situação dos professores na construção de estratégias pedagógicas para a continuidade do desenvolvimento de suas práticas docentes no início da pandemia, em meio ao isolamento social, imposto a partir dos protocolos de segurança sanitária, adotados em todo o país. Como estão os professores em meio a pandemia? Que práticas pedagógicas se sustentam nessa nova ordem das coisas? Que estratégias estão sendo utilizadas pelos professores para acolher seus alunos? São indagações que sustentam o foco analítico nesse artigo que objetiva realizar um micro mapeamento sobre a realidade das práticas pedagógicas na pandemia. A pesquisa partiu do desassossego das pesquisadoras em conhecer o cenário educacional das escolas públicas brasileiras, considerando o distanciamento social e um período extenso de lockdown nas escolas do país devido ao COVID- 19. É um estudo de abordagem qualitativa de natureza aplicada, de cunho exploratório e justifica-se dado o ineditismo do contexto educacional pandêmico. A coleta de dados efetivou-se através de um formulário online enviado a professores de instituições públicas em diferentes localidades do país, buscando nos relatos dos docentes as práticas pedagógicas efetivadas, considerando o momento vivido por todos. Os dados foram analisados e interpretados tendo como suporte teórico autores como Freire (1996), Arroyo (2004, 2009), Alarcão (2003, Han (2017), Harari 2020) dentre outros. Os achados da pesquisa apontam para a necessidade de rever os tempos e espaços da docência, apontando para a emergência de uma grande humanização nas práticas, nos fazeres e saberes docentes, além de confirmar e colocar à mostra as precárias condições materiais e objetivas em que grande parte de nossos professores vive e exerce sua docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8517_TB2842_10082022011351.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA PEDRA MATTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELA Mattos" "autor_email" => "dani.mattos@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89544 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2842 "inscrito_id" => 8517 "titulo" => "PRÁTICAS DOCENTES DURANTE A PANDEMIA: CONHECENDO REALIDADES." "resumo" => "O desenvolvimento deste trabalho, apresenta um recorte de uma pesquisa de campo realizada no período compreendido entre abril e agosto do ano de 2021, com o objetivo de investigar a real situação dos professores na construção de estratégias pedagógicas para a continuidade do desenvolvimento de suas práticas docentes no início da pandemia, em meio ao isolamento social, imposto a partir dos protocolos de segurança sanitária, adotados em todo o país. Como estão os professores em meio a pandemia? Que práticas pedagógicas se sustentam nessa nova ordem das coisas? Que estratégias estão sendo utilizadas pelos professores para acolher seus alunos? São indagações que sustentam o foco analítico nesse artigo que objetiva realizar um micro mapeamento sobre a realidade das práticas pedagógicas na pandemia. A pesquisa partiu do desassossego das pesquisadoras em conhecer o cenário educacional das escolas públicas brasileiras, considerando o distanciamento social e um período extenso de lockdown nas escolas do país devido ao COVID- 19. É um estudo de abordagem qualitativa de natureza aplicada, de cunho exploratório e justifica-se dado o ineditismo do contexto educacional pandêmico. A coleta de dados efetivou-se através de um formulário online enviado a professores de instituições públicas em diferentes localidades do país, buscando nos relatos dos docentes as práticas pedagógicas efetivadas, considerando o momento vivido por todos. Os dados foram analisados e interpretados tendo como suporte teórico autores como Freire (1996), Arroyo (2004, 2009), Alarcão (2003, Han (2017), Harari 2020) dentre outros. Os achados da pesquisa apontam para a necessidade de rever os tempos e espaços da docência, apontando para a emergência de uma grande humanização nas práticas, nos fazeres e saberes docentes, além de confirmar e colocar à mostra as precárias condições materiais e objetivas em que grande parte de nossos professores vive e exerce sua docência." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID8517_TB2842_10082022011351.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA PEDRA MATTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELA Mattos" "autor_email" => "dani.mattos@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }