Historicamente a ciência sempre foi considerada masculina. Por muito tempo, o direito de acesso à Educação foi retirado das mulheres. Diante desse contexto, inúmeras pesquisas sobre gênero e ciência, muitas vezes vinculadas ao movimento feminista nos mais diversos campos do conhecimento têm buscado investigar a participação e a contribuição das mulheres para os avanços científicos e tecnológicos. Essa desigualdade reforça a necessidade de diálogo sobre essa questão no setor educacional, a fim de romper com esses padrões estabelecidos que determinam a ocupação feminina. Diante dessa situação, o presente estudo teve como objetivo investigar a participação das mulheres no ENEQ 2018-2010. Para isso usamos uma abordagem quantitativa visto que, pretendemos fazer uma análise numérica que prevê uma visualização das informações em forma de gráficos e/ou tabelas. E tem caráter exploratório, dado que, visa entender como anda a participação das mulheres no ENEC e por proporcionar um maior aprofundamento do pesquisador com a temática. Para constituir os dados, buscamos no site do referido evento ENEQ dos anos de 2018 e 2020(1) os anais e averiguamos sua primeira autoria. Para entendermos em qual área se concentra a maior participação delas, analisamos sua participação por área temática. Optamos por esse evento por ser específico da área de Ensino de Química e por ser o maior evento de Ensino de Química do Brasil. Ao todo foram analisados 360 trabalhos referentes ao ENEQ-2018 e 703 no ENEQ-2020(1) distribuídos em 12 áreas temáticas. Os resultados nos mostram um protagonismo das mulheres representando mais de 60% da produção total. Ainda observa-se que em a mulher tem a maior participação se comprada por área temática.