O saber matemático se constitui como importante e indispensável na construção de conhecimento, uma vez que ele contribui na formação acadêmica e também social, entretanto a matemática é considerada de difícil compreensão, tendo baixos desempenhos na disciplina e em avaliações externas no contexto educacional, agravando-se ainda mais esse cenário com a pandemia da COVID - 19. Nesse viés o trabalho tem como objetivo, apontar os impactos da pandemia no componente curricular de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental em Timbiras – MA, os dados foram extraídos da análise dos resultados do Sistema Municipal de Avaliação Educacional de Timbiras - SIMAET, cedido pela Secretaria Municipal de educação - SEMED, do município. É uma pesquisa de campo, com abordagem quali-quanti, tendo como autores Colins et al (2016), Bezerra (2016) e Neves (2018). O trabalho demonstra resultados preocupantes, tendo em vista a baixa aprendizagem averiguada em matemática, se fazendo necessário refletir e planejar intervenções pedagógicas que possibilitem mudanças significativas.