O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados do Estado da Questão de um projeto de dissertação que tem como tema a articulação dos princípios da abordagem STEAM e do movimento Maker no desenvolvimento de práticas educativas investigativas em Clubes de Ciências. O Estado da Questão permite conhecer as investigações de relevância científica que tratam dessa área e, ainda, identificar possíveis contribuições que a pesquisa em andamento poderá oferecer. Para o levantamento de dados, consultamos a BDTD do IBICT e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Reunimos oito trabalhos, entre teses e dissertações, que tratavam de métodos ou práticas com a abordagem STEM/STEAM e com o movimento Maker e que tinham como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, em espaços não formais e formais de ensino. A partir da análise dos trabalhos, observou-se um total de sete pesquisas com o movimento Maker e apenas uma com a abordagem STEAM, considerando o contexto investigado. Foi possível estabelecer similaridades entre autores sobre o referencial teórico, bem como em relação às metodologias de aprendizagem, cujo enfoque era o protagonismo e a autonomia do aluno na construção da sua aprendizagem. Apesar da existência de pesquisas com STEM/STEAM e Maker nos espaços citados, nenhum dos trabalhos obtidos dialogou com o objeto de estudo de pesquisa da dissertação supracitada que são os Clubes de Ciências.