UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A ABORDAGEM STEAM E O MOVIMENTO MAKER EM CLUBES DE CIÊNCIAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89471 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2759 "inscrito_id" => 15033 "titulo" => "UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A ABORDAGEM STEAM E O MOVIMENTO MAKER EM CLUBES DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados do Estado da Questão de um projeto de dissertação que tem como tema a articulação dos princípios da abordagem STEAM e do movimento Maker no desenvolvimento de práticas educativas investigativas em Clubes de Ciências. O Estado da Questão permite conhecer as investigações de relevância científica que tratam dessa área e, ainda, identificar possíveis contribuições que a pesquisa em andamento poderá oferecer. Para o levantamento de dados, consultamos a BDTD do IBICT e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Reunimos oito trabalhos, entre teses e dissertações, que tratavam de métodos ou práticas com a abordagem STEM/STEAM e com o movimento Maker e que tinham como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, em espaços não formais e formais de ensino. A partir da análise dos trabalhos, observou-se um total de sete pesquisas com o movimento Maker e apenas uma com a abordagem STEAM, considerando o contexto investigado. Foi possível estabelecer similaridades entre autores sobre o referencial teórico, bem como em relação às metodologias de aprendizagem, cujo enfoque era o protagonismo e a autonomia do aluno na construção da sua aprendizagem. Apesar da existência de pesquisas com STEM/STEAM e Maker nos espaços citados, nenhum dos trabalhos obtidos dialogou com o objeto de estudo de pesquisa da dissertação supracitada que são os Clubes de Ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15033_TB2759_15082022133133.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERENICE RICHTER FERRAREZI" "autor_nome_curto" => "BERENICE" "autor_email" => "brichter@furb.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89471 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2759 "inscrito_id" => 15033 "titulo" => "UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A ABORDAGEM STEAM E O MOVIMENTO MAKER EM CLUBES DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente artigo tem por objetivo apresentar os resultados do Estado da Questão de um projeto de dissertação que tem como tema a articulação dos princípios da abordagem STEAM e do movimento Maker no desenvolvimento de práticas educativas investigativas em Clubes de Ciências. O Estado da Questão permite conhecer as investigações de relevância científica que tratam dessa área e, ainda, identificar possíveis contribuições que a pesquisa em andamento poderá oferecer. Para o levantamento de dados, consultamos a BDTD do IBICT e o Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. Reunimos oito trabalhos, entre teses e dissertações, que tratavam de métodos ou práticas com a abordagem STEM/STEAM e com o movimento Maker e que tinham como público-alvo estudantes do Ensino Fundamental – Anos Finais, em espaços não formais e formais de ensino. A partir da análise dos trabalhos, observou-se um total de sete pesquisas com o movimento Maker e apenas uma com a abordagem STEAM, considerando o contexto investigado. Foi possível estabelecer similaridades entre autores sobre o referencial teórico, bem como em relação às metodologias de aprendizagem, cujo enfoque era o protagonismo e a autonomia do aluno na construção da sua aprendizagem. Apesar da existência de pesquisas com STEM/STEAM e Maker nos espaços citados, nenhum dos trabalhos obtidos dialogou com o objeto de estudo de pesquisa da dissertação supracitada que são os Clubes de Ciências." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID15033_TB2759_15082022133133.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BERENICE RICHTER FERRAREZI" "autor_nome_curto" => "BERENICE" "autor_email" => "brichter@furb.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }